‘Festival Todos em Cena’ celebra a inclusão com arte e programação gratuita em Uberlândia

'Festival Todos em Cena' conta com espetáculos e oficinas durante todo o mês de setembro em diversos pontos da cidade

, em Uberlândia

-

O Festival Todos em Cena já está em andamento em Uberlândia, reunindo espetáculos, performances, oficinas e debates que unem arte, acessibilidade e inclusão social.

Considerado o 1º Festival de Inclusão e Acessibilidade do Triângulo Mineiro, a iniciativa tem como objetivo principal promover o acesso das pessoas com deficiência a produções culturais, além de buscar maior participação desse público em eventos.

artista-e-plateia-na-apresentacao-movimento-de-escuta
Artistas da apresentação Movimento de Escuta – Créditos: Uberlândia na Rota das Culturas/Divulgação

Segundo o produtor Carlos Guimarães, o Festival Todos em Cena é algo inédito: “Estamos plantando sementes para buscarmos o desenvolvimento cultural também na área da inclusão e da acessibilidade”, destacou.

O evento acontece durante todo o mês de setembro, em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. A programação diversificada oferece atrações como espetáculos, performances, debates, exposições e oficinas de formação.

VEJA TAMBÉM: Mineiro Beat 2025 movimenta Uberlândia com música e solidariedade neste fim de semana

Destaques da semana

Nesta terça-feira (16), o destaque é o espetáculo “Braille ou Brenda”, que aborda transexualidade e identidades de gênero, acompanhado da performance “Kit Molha”, com um grupo de atrizes de Uberlândia. As apresentações acontecerão no Cine Teatro Nininha Rocha.

Ao longo da semana, outras atividades prometem enriquecer a experiência cultural: na quarta-feira (17), acontece o debate “Cultura e Acessibilidade”, mediado pelo executivo Marcelo Prado e com a participação de especialistas na área. Já no domingo (21), está programada a oficina “Cultura e Igualdade Racial”. Ambas as atividades serão no Campus Santa Mônica da UFU.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

oito-pessoas-vestindo-roupas-socias-metade-com-o-olho-esquerdo-roxo-e-a-outra-metade-com-o-olho-direito-roxo-e-as-pessoas-da-frente-com-duas-placas-no-pescoço
Espetáculo “Brian e Brenda” acontece nesta terça-feira (16) – Crédito: Uberlândia na Rota das Culturas/Divulgação

Programação

Toda a programação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para garantir lugar nos espetáculos e participar das oficinas, é necessário acompanhar as redes sociais do Uberlândia na Rota das Culturas, onde informações atualizadas e a forma de inscrição estão disponíveis.

Além das atrações desta semana, o festival conta com outras atividades ao longo do mês:

  • 16/09 (terça-feira) – Espetáculo Braille ou Brenda (sobre transexualidade e identidade de gênero) e performance Kit Molha – Cine Teatro Nininha Rocha
  • 17/09 (quarta-feira) – Debate Cultura e Acessibilidade – UFU, Campus Santa Mônica
  • 21/09 (domingo) – Oficina Cultura e Igualdade Racial – UFU, Campus Santa Mônica
  • 22/09 (segunda-feira) – Espetáculo Macacos (sobre racismo) e performance Música Preta Brasileira – Teatro Municipal de Uberlândia
  • Abertura da exposição: O Dia Em Que Olhei Para Mim – fotógrafa Cíntia Guimarães, com Letícia Lucas, cadeirante – Teatro Municipal de Uberlândia
  • 30/09 (terça-feira) – Ensaio sobre cegueira com o Grupo Galpão – Teatro Municipal de Uberlândia.