Festival Nham volta para Uberlândia em sua 2° edição; confira a programação gratuita
Maior evento gastronômico de refugiados e migrantes do Brasil ocorre nos dias 14, 15 e 16 de agosto
Uberlândia recebe, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, a segunda edição do Festival Nham, evento gastronômico considerado o maior do Brasil voltado para refugiados e migrantes. A programação será realizada no Espaço Ciranda, na Granja Marileusa, das 17h às 22h, com entrada gratuita.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Durante três dias, o público poderá conhecer pratos típicos de 11 países e as histórias das famílias que os preparam. Os participantes são migrantes ou refugiados que vivem na cidade e, por meio da culinária, compartilham suas tradições e geram renda. A maioria das cozinheiras são mulheres que encontram no evento uma oportunidade de trabalho e integração cultural.
Veja a programação do Festival Nham
Serão oferecidas receitas do Reino Unido, Venezuela, Afeganistão, Bangladesh, Síria, Egito, Tunísia, Peru, Vietnã, Cuba e Haiti. Entre as opções estão Bangers and Mash, Arepa, Mantu, Shingara, Fatteh, Fahita, Tajine, Tacacho, Pho, Ropa Vieja e Plantain Burger. Além da gastronomia, haverá apresentações musicais e espaço infantil durante toda a programação.
SAIBA MAIS: Coxinha de Araguari vira patrimônio cultural e gastronômico em Minas Gerais
Confira os pratos servidos de acordo com cada país:
- Reino Unido: Bangers and Mash
- Venezuela: Arepa
- Afeganistão: Mantu
- Bangladesh: Shingara
- Síria: Fatteh
- Egito: Fahita
- Tunísia: Tajine
- Peru: Tacacho
- Vietnã: Pho
- Cuba: Ropa Vieja
- Haiti: Plantain Burger
Conforme a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a cidade tem mais de 5 mil imigrantes, número que pode ser ainda maior.
A primeira edição do festival, realizada em 2024, foi bem recebida pelo público e serviu como incentivo para a ampliação das atividades e a participação de novos representantes na edição deste ano. Mais informações estão disponíveis no Instagram do Festival Nham.