Festa da Luz chega em Uberlândia com arte, muita luz e tecnologia

Festival será apresentado nas praças do Rosário (bicota) e Tubal Vilela, de quinta (16) a domigo (20), com instalações luminosas, música e vídeo mapping

, em Uberlândia

A partir desta quinta-feira (16), até o próximo domingo (19), o centro de Uberlândia será palco da Festa da Luz, um dos maiores festivais de arte pública e tecnologia do país.

O evento, que acontece nas praças do Rosário (bicota) e Tubal Vilela, é gratuito e propõe uma diferente forma de ocupar o espaço urbano, a partir de instalações luminosas e intervenções artísticas, reunindo arte, luz e cultura popular.

A programação da Festa da Luz inclui apresentações de hip-hop, funk e grafitti, além de performances musicais que convidam o público a explorar novas perspectivas sobre a cidade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Festa da Luz em Belo Horizonte
Projeto artístico Festa da Luz já passou por cidades como Belo Horizonte, em agosto, e Diamantina, em setembro, e agora chega a Uberlândia. — Crédito: Cemig/Divulgação

O festival marca a primeira edição da Festa da Luz em Uberlândia, reunindo artistas de Minas Gerais, do Brasil e de outros países. A proposta é estimular o diálogo entre o público e as obras, promovendo experiências visuais e sensoriais que transformam a paisagem urbana.

Obras inéditas e artistas mineiros em destaque

Entre os destaques desta edição está a estreia de uma instalação luminosa da escritora Ana Maria Gonçalves, natural de Ibiá, no Alto Paranaíba, e primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras.

A obra propõe reflexões sobre identidade e pertencimento, em sintonia com a proposta do festival de ocupar o espaço público com arte e pensamento crítico.

Além das instalações, durante a Festa da Luz, a Mostra de Vídeo Mapping vai projetar imagens coloridas na fachada da Igreja do Rosário, em três sessões diárias, às 19h, 20h e 21h.

×

Leia Mais

Programação noturna e gratuita

A Festa da Luz em Uberlândia acontece de quinta (16) a domingo (19), com atividades entre 18h e 0h. As apresentações de DJs e o vídeo mapping encerram às 22h. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

O evento é uma realização da Cemig e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura