Estagiária encontra carta de Juscelino Kubitschek dentro de livro em museu de MG
Carta de JK é datada de 1961 e remetida de Brasília; texto era um discurso de despedida presidencial
Uma estagiária encontrou uma carta do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, de 1961, em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. Jussara Soares trabalha no Museu Histórico e Geográfico da cidade e encontrou o tesouro histórico dentro de um livro, enquanto atualizava a catalogação e inventariava o acervo. O achado foi compartilhado pela Prefeitura de Poços de Caldas na última segunda-feira (1º).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia Mais
O episódio ocorreu na última quinta-feira (28). A carta de Juscelino Kubitschek era remetida de Brasília e contém o registro de um discurso de despedida presidencial. No texto, JK escreve sobre sua gratidão ao povo brasileiro, faz um balanço positivo de sua gestão e afirma ter cumprido os compromissos assumidos ao longo de seu mandato.
“Esta foi uma carta que JK enviou para várias pessoas em janeiro de 1961, mas não temos o destinatário do documento que está no acervo do Museu de Poços. Encontrei um tesouro”, disse a estagiária, que é aluna de Museologia do Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Segundo a Prefeitura de Poços de Caldas, a originalidade do documento pode ser comprovada pelo selo em alto-relevo, além da assinatura do ex-presidente. No entanto, o destinatário da carta de JK continua um mistério, já que o envelope não foi encontrado.
Agora, a equipe do museu está em fase de investigação sobre a história do livro. Segundo Jussara Soares
O texto ligado à história do Brasil está entre os documentos preservados e outros registros preciosos do acervo histórico do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Os arquivos estão disponíveis para acesso ao público, conforme os horários de visitação do local.