Eleição do novo Papa começa em 7 de maio: veja como será o conclave

Vaticano define data após período de luto de nove dias pela morte do papa Francisco, iniciado após seu sepultamento no sábado, segundo normas da Igreja Católica

, em Uberlândia

-

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para a escolha do sucessor de Papa Francisco terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada após uma reunião entre os cardeais, em uma congregação fechada.

O conclave é o processo secreto em que os cardeais da Igreja Católica se reúnem na Capela Sistina, em Roma, para eleger o novo líder da Igreja, responsável por guiar cerca de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo. Para garantir a confidencialidade, os cardeais envolvidos no processo ficam isolados do mundo externo até a eleição ser concluída.

O começo do conclave será precedido por uma missa solene, chamada “Pro Eligendo Pontifice”, na manhã de 7 de maio, na Basílica de São Pedro. À tarde, os cardeais seguirão para a Capela Sistina, onde prestam um juramento de segredo absoluto. A votação começará após o término do período de luto de nove dias, que teve início com o sepultamento de Francisco, realizado no último sábado, 26 de abril.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Conclave
O conclave na Capela Sistina – Crédito: Vatican News/Arquivo

Os cardeais têm de 15 a 20 dias após a morte do papa para iniciar o conclave, de acordo com as normas da constituição apostólica “Universi Dominici Gregis”, de João Paulo II. No entanto, como todos os cardeais eleitores se encontraram em Roma, o conclave será antecipado.

Durante os dias de votação, os cardeais seguirão um protocolo rigoroso. Para que um novo papa seja eleito, é necessário que um candidato receba dois terços dos votos dos cardeais presentes. A votação se dá por cédulas e, caso a escolha não seja concluída em uma única rodada, a fumaça negra será vista saindo da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que o processo continua.

Quando a eleição for concluída, a fumaça branca indicará que o novo papa foi escolhido. O cardeal protodiácono fará o tradicional anúncio “Habemus Papam”, e o novo líder da Igreja se apresentará à multidão na Praça de São Pedro para dar a sua primeira bênção apostólica.

Leia também:

Ritos de adeus, votos de futuro: o que acontece quando um Papa morre

Conclave à vista: Quem são os cardeais na disputa pelo comando da Igreja Católica?

Entre os cardeais que votarão estão sete brasileiros:

  • Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília
  • Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador

A participação global dos cardeais reflete a diversidade crescente da Igreja Católica, que terá no conclave um evento de grande importância para os rumos futuros da instituição.

×

Leia Mais

Este conclave marca um momento de transição importante para a Igreja, com o mundo aguardando para ver quem será o novo Papa. O processo, embora cercado de mistério, é fundamental para a continuidade da liderança espiritual que guia milhões de católicos em todo o mundo.