Duas chuvas de meteoros encerram o mês de julho iluminando o céu no Brasil

Fenômeno poderá ser visto nas noites desta quarta-feira (30) e quinta-feira (31). As chuvas de meteoros estarão na direção das constelações de Capricórnio e Aquário

, em Uberlândia

-

Os apaixonados por astronomia terão a oportunidade de observar duas chuvas de meteoros no Brasil, na noite de quarta-feira (30) e na madrugada de quinta-feira (31), segundo o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A primeira a ficar visível será a chuva Alpha Capricornídeos e a segunda a Delta Aquáridas do Sul, ambas iluminando o céu no fim do mês de julho.

O fenômeno é formado por pequenos corpos celestes – os meteoros – que cruzam o espaço e invadem a atmosfera da Terra. No momento de contato com a atmosfera e o oxigênio, o meteoro acaba se incendiando parcial ou totalmente, criando uma luminosidade, também conhecida como estrela cadente, que atrai a curiosidade humana.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Chuvas de meteoros
Duas chuvas de meteoros marcam o fim do mês – Créditos: Freepik
×

Leia Mais

Como ver as chuvas de meteoros?

Segundo o Observatório Nacional, é importante procurar locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades e subúrbios. Os observadores podem olhar para qualquer lugar do céu, mas devem focar nas constelações de Capricórnio e Aquário.

A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos terá o seu momento de máxima atividade na noite de 30 a 31 de julho, quarta para quinta-feira. Com uma velocidade de 23 km/s, os meteoros desse fenômeno poderão ser vistos na constelação de Capricórnio. O melhor horário para a visualização é a partir da meia-noite até próximo ao amanhecer. Segundo o Observatório Nacional, esta chuva deve mostrar cerca de 5 meteoros por hora.

Já no caso da Delta Aquáridas do Sul, o pico da chuva de meteoros será na madrugada de 31 de julho, nesta quinta-feira. Cerca de 15 a 25 pequenos meteoros poderão ser vistos durante esta chuva, com uma velocidade de 41 km/s. O fenômeno poderá ser melhor visualizado na Constelação de Aquário e também a partir da meia-noite até próximo ao amanhecer.