Dia dos Namorados no Brasil é diferente do resto do mundo; você sabe por quê?
Por aqui, a escolha do mês de junho tem menos relação com tradições históricas e mais com uma estratégia comercial criada na década de 1940
-
O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho no Brasil, tem uma origem bem diferente da data celebrada em outras partes do mundo, como Europa e Estados Unidos, onde o Valentine’s Day acontece no dia 14 de fevereiro. Por aqui, a escolha do mês de junho tem menos relação com tradições históricas e mais com uma estratégia comercial criada na década de 1940.

A escolha do dia 12 de junho não foi aleatória. A data antecede o dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, conhecido no Brasil como o “santo casamenteiro”.
Embora a associação religiosa tenha fortalecido o apelo romântico da data, sua verdadeira origem está em uma estratégia de marketing criada por uma campanha publicitária.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
“Não é só com beijos que se prova o amor”
A primeira campanha publicitária, lançada em 1948, usou o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor”. A frase tinha um objetivo de estimular os casais a demonstrarem amor por meio da troca de presentes, impulsionando assim o comércio local.
A campanha publicitária teve grande sucesso e, rapidamente, a data foi adotada por comerciantes em todo o país. Atualmente, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães em termos de movimentação econômica .
E lá fora? O Dia dos Namorados tem outra data
Em contraste, o Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro em muitos países, tem origens que remontam ao século III, quando o bispo Valentim realizava casamentos em segredo, desafiando as ordens do imperador romano Cláudio II .
A data foi associada ao amor romântico ao longo dos séculos, especialmente na Europa e nos Estados Unidos
Leia Mais
Uma data comercial que virou tradição
Mesmo tendo surgido como uma campanha de marketing, o Dia dos Namorados no Brasil se transformou em uma data cultural, afetiva e de grande importância econômica.
Todos os anos, bilhões de reais são movimentados por casais em busca de presentes, jantares, viagens e experiências especiais para celebrar o amor.