Dia do Leitor: mais da metade dos brasileiros não lê livros
Última edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" apontou que pela primeira vez a proporção de não-leitores foi maior do que a de leitores no país
-
Os brasileiros têm lido menos livros nos últimos anos. Foi o que constatou a 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, que mostrou que 53% da população do país é de não-leitores e superou a categoria de leitores, que é de 47%.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Foi a primeira vez na série histórica da pesquisa, que teve a 1ª edição publicada em 2001, que a proporção de não-leitores foi maior do que a de leitores na população brasileira.
LEIA MAIS
- Dia do Leitor: conheça 5 clássicos da literatura brasileira para ler e refletir
- “Compartilhando Leitura”: projeto pede doações de livros para realizar feiras literárias em Uberlândia
A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” é realizada pelo Instituto Pró-Livro. A coleta de dados da 6ª edição foi realizada pelo Ipec, entre 30 de abril e 31 de julho de 2024 por meio de mais de 5 mil entrevistas domiciliares em 208 municípios.
De acordo com a pesquisa do ano passado, Minas Gerais apresentou percentual de 42% de leitores e 58% de não-leitores.
Definição de leitor e não-leitor
Para classificar os índices de leitura, a referência são os três meses anteriores à pesquisa. O Instituto Pró-Livro entende que:
- LEITOR: é aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos três meses.
- NÃO-LEITOR: é aquele que declarou não ter lido nenhum livro, ou parte de um livro, nos últimos três meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.