Cine Caipora: festival de cinema ambiental será realizado neste sábado

Mostra será realizada na zona rural de Uberlândia reúne seis filmes independentes e apresentações culturais

, em Uberlândia

Acontece neste sábado (18) o 1° Festival de Cinema Socioambiental Cine Caipora, nas Chácaras Douradinho, em Uberlândia. O evento reunirá seis filmes independentes, com temáticas ligadas ao meio ambiente, além de apresentações culturais, musicais e rodas de conversa. A abertura do festival acontece às 16h e o encerramento, com performance do músico Jack Will, às 22h.

Cena do filme Canto da Terra, que estreia no Cine Caipora
Cena do filme “Canto da Terra”, que tem pré-estreia no Cine Caipora – Crédito: Bruna Brunu

 De acordo com Lino Ravenna, produtor executivo do evento, o objetivo do Cine Caipora é o intercâmbio de produções artísticas junto a zona rural.

“Acreditamos que a atualidade tem tido necessidade de espaços que discutam, promovam e fomentem a questão ambiental. A gente entende que não há como fazer cultura descolado das práticas de sustentabilidade, cooperação, visibilidade das margens e reflorestamento dos modos como nos colocamos no mundo”, afirmou em entrevista ao Paranaiba Mais.

O Cine Caipora é promovido pela Caipora Comunidade Rural, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Filmes que compõem o Cine Caipora:

Interioranas 

Filme que abre a mostra do Cine Caipora, Interioranas é um documentário sobre memória e identidade. A partir das histórias de mulheres que vieram antes, o filme percorre os caminhos da vivência lésbica em Uberaba, uma cidade do interior. Mais do que um registro, Interioranas é um encontro de gerações que resgata e preserva histórias que não podem ser apagadas.

Tá tudo bem 

Conflitos surgem no relacionamento de Marinet e Camila quando presentes misteriosos e cartas de amor, que se suspeita serem de uma ex-namorada de Marinet, começam a aparecer. A verdade, no entanto, revela-se mais complexa, envolvendo uma aluna e uma série de mal-entendidos que testarão a confiança e a comunicação do casal.

Seu Constantino 

Chamado às pressas para um casarão abandonado, o velho Constantino, homem negro guardião de saberes ancestrais e antigas crenças, se depara com a presença inquieta dos espíritos de escravos que ali foram acorrentados. Ele tenta dialogar com aquelas almas esquecidas, oferecendo respeito e escuta. Mas o que não previa era o peso do ódio que ainda pulsa nos corações marcados pela dor, pela violência e pela mão cruel do homem branco.

Nessa rua passa um rio 

Nessa rua passa um rio… que às vezes tá vazio, e às vezes tá cheio. Imaginação de criança se mistura com memória de adulto. Encantamento, medo, sonho e desejo. Brincadeira de água.

Uma biblioteca de afetos que levo comigo

“Uma biblioteca de afetos que levo comigo” é mais um documentário experimental que compõe o Cine Caipora, uma quase brincadeira entre irmãs que as convida a olhar nos olhos e enxergar semelhança. O que da Malu e da Lelê você vê em si mesmo? Quais trechos dessa história se assemelham com a sua? “Uma biblioteca de afetos que levo comigo” é um convite para ver o que guardamos na nossa própria biblioteca de afetos.

Canto da Terra

Com pré-estreia exclusiva no Cine Caipora, a obra conta a história de Pedro Eustáquio, Seu Pedro, pequeno agricultor e ambientalista que, a partir de sua rotina, busca refletir sobre a relação entre homem e natureza. O filme  realiza um resgate da cultura rural para os dias de hoje, por meio do personagem Seu Pedro, que representa um modo de existência importante frente às mudanças climáticas e as transformações ambientais.

Cine Caipora: um dia de cinema, cultura e música

16h – Abertura

 16h30 às 18h – Ocup-Ação Criativa “Somos Rios”
Com Ser Rio & Dona Sereia, uma vivência lúdica e interativa de conexão com as águas.

18h30 – Dois Dedos de Prosa
Com Seu Juvenal e Dona Luzia (Grupo Faz de Conta), trazendo histórias e saberes da cultura popular.

 19h às 20h30 – Mostra de Curta-Metragens Selecionados

  1. Interioranas
  2. Uma Biblioteca de Afetos que Levo Comigo
  3. Nessa Rua Passa um Rio
  4. Tá Tudo Bem
  5. Seu Constantino

21h – Pré-estreia do filme “Canto da Terra”
Um olhar sensível sobre a vida do pequeno agricultor e sua relação com o território.

22h – Show de Encerramento
Jack Will Quarteto convida Arismar do Espírito Santo, celebrando o legado de Hermeto Pascoal.

Serviço:

Local: Caipora Comunidade Rural – Chácaras Douradinho, em frente à Rua 13, Uberlândia
Data: 18 de outubro de 2025
Horário: A partir das 16h
Entrada gratuita – ingressos disponíveis no Sympla
Grupo de caronas solidárias disponível