Cerrado Mapping Festival chega a Uberlândia com shows de luz e reflexão sobre a natureza
Evento gratuito mistura projeções, luzes e consciência ambiental em experiências imersivas no Parque do Sabiá e na Praça Clarimundo Carneiro, a partir desta quinta-feira (11)
Uberlândia vai virar palco para um dos maiores festivais de videomapping (show de projeções) do Brasil. O Cerrado Mapping Festival, que inicia nesta quinta-feira (9) e segue até sábado (13) promete transformar Uberlândia numa galeria a céu aberto. A programação traz mostras de projeções na praça Clarimundo Carneiro, um circuito com seis instalações de luz no Parque do Sabiá e oficinas e encontros sobre arte e tecnologia.
O festival, gratuito e aberto a todas as idades, reúne artistas do Brasil, da Europa e da cena local. Com o tema “Raízes profundas: a floresta de cabeça para baixo”, a iniciativa propõe refletir sobre a importância do Cerrado, integrando natureza e tecnologia em uma linguagem contemporânea e acessível.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
No Parque do Sabiá, visitantes caminharão por trilhas iluminadas, tubos de LED que simbolizam os fluxos subterrâneos de água, enquanto árvores terão troncos e copas projetados com imagens em movimento e pequenas luzes flutuantes criarão um cenário comparável a uma aurora boreal.
Já na Praça Clarimundo Carneiro, espetáculos de video mapping transformarão fachadas de prédios em telas gigantes sincronizadas com som e efeitos visuais, dando a impressão de que a cidade respira e conta suas histórias através da imagem.
Leia Mais
Cerrado Mapping Festival
A abertura oficial ocorre no Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, às 19h, seguida de um show musical de Luiz Salgado, que celebra o bioma com música e poesia. Nos demais dias, o público terá contato com projeções, instalações e performances de artistas como VJs Eletroiman, Homem Gaiola, Leandro Vigas, coletivo Mamba Negra Visuals, o espanhol Kike Ramírez e o uberlandense Adriano Siqueira.
O Cerrado Mapping Festival é uma união da arte, tecnologia e educação ambiental, permitindo que Uberlândia vivencie experiências visuais inéditas e reflita sobre a preservação de um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do país.
Veja a programação completa por meio do www.cerradomappingfestival.com.
11 setembro:
18h as 22h – Circuito de 6 Instalações de Luz no Parque do Sábia/Portaria Mundo da Criança;
19h – Abertura oficial do Festival – Dia Nacional do Cerrado;
19hh30 as 20h30 – Show de música – Luiz Salgado apresenta repertório sobre o cerrado;
12 setembro
9h às 12h – Visual Brasil Meeting Museu Universitário de Artes/MUna. Encontro e debate com artistas participantes do festival para intercâmbio de experiências artísticas;
18h as 22h – Circuito de 06 Instalações de Luz no Parque do Sábia/Portaria Mundo da Criança;
18h as 22h – Projeção das obras de videomapping selecionados na convocatória pública na Praça Clarimundo Carneiro – participação do DJ Philipim.
13 setembro
14h às 17h – Visual Brasil Meeting Museu Universitário de Artes/MUna.Encontro e debate com artistas participantes do festival para intercâmbio de experiências artísticas.
18h as 22h – Circuito de 06 Instalações de Luz no Parque do Sábia. Portaria Mundo da Criança.
18h as 22h – Projeção das obras de videomapping finalistas e premiação na Praça Clarimundo Carneiro – Participação do DJ Philipim.
Todas as atividades do Festival são gratuitas.