Beco do Planalto vira galeria a céu aberto em comemoração aos 137 anos de Uberlândia
Travessa exclusiva para pedestres, que liga a avenida Indaiá à avenida Imbaúba, terá cinco quarteirões ocupados pelos murais, neste sábado e domingo
-
Em comemoração aos 137 anos de Uberlândia, a cidade será palco, nos dias 23 e 24 de agosto, da edição 2025 do Jardim Urbano, evento que promete transformar o Beco do Planalto em uma verdadeira galeria aberta de arte urbana. Com entrada gratuita, a programação ocorrerá das 9h às 18h e reunirá mais de 60 artistas de diversas regiões do país.

O Beco do Planalto, travessa exclusiva para pedestres, que liga a avenida Indaiá à avenida Imbaúba, terá cinco de seus 15 quarteirões ocupados pelos murais, totalizando 1.200 m² de graffiti. O projeto busca reafirmar o graffiti como linguagem contemporânea, instrumento de inclusão social e valorizar a cultura hip-hop.
De acordo com a produtora cultural Débora Costa, conhecida como Preta em Flor, o Jardim Urbano já possui histórico de intervenções urbanas, como a revitalização do Teatro de Arena da Praça Sérgio Pacheco e, em 2024 e a transformação de pontos de ônibus da Monsenhor Eduardo.
“Nossa ideia é consolidar o Beco do Planalto como uma galeria aberta e de arte pública. É a segunda edição no Beco. Os temas das artes são livres e a proposta é que tenhamos na cidade um espaço onde seja possível ter contato com obras de artistas de renome nacional e, que vem presentear a cidade.”, explicou Preta em Flor. O beco fica na avenida Indaiá, 1014.
No primeiro dia do evento, no sábado (23) os artistas começarão a pintura dos murais sob a curadoria de Tiago Dequete. A programação inclui ainda oficinas de graffiti para jovens e idosos, apresentações de DJs, palco aberto para intervenções artísticas, performances de cultura hip-hop, atividades de recreação infantil e uma feira gastronômica e artística.
No segundo dia, o público poderá acompanhar a finalização das obras e a entrega oficial dos murais à comunidade, consolidando o Beco do Planalto como referência de arte urbana e expressão cultural em Uberlândia. Esta edição do Jardim Urbano é realizado pelo Ponto de Cultura Aljava Cultural, com incentivo da PNAB da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia e com o apoio do Sesc e Fecomércio.
Outras intervenções em Uberlândia

No ano passado, o projeto Jardim Urbano realizou intervenções artísticas em nove pontos de ônibus na Avenida Monsenhor Eduardo. A proposta das obras foi relembrar os trilhos da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que passava pelo local. A intervenção também foi importante para preservar a arquitetura de Uberlândia, já que foi determinante para conservar os antigos modelos de ponto de ônibus.

Em 2023, o Beco do Planalto foi o local da primeira edição do projeto. Na época, o projeto nascia com o objetivo de democratizar o acesso à arte, ressiginificar espaços urbanos e promover a cultura do grafitti em Uberlândia.
Programação
Sábado (23/08)
- Dj Oliver – 9h as 13h
- Dj Kong – 14h as 18h
- Oficinas culturais – 15:30
- Recreação infantil durante todo o dia
- Feira de arte e gastronomia durante todo o dia
Domingo (22/08)
- Finalização das obras