Após viralizar nas redes, morango do amor é oficializado como patrimônio imaterial em cidade de MG
Morango do amor é reconhecido em Senador Amaral, cidade que também promove concurso e feira da fruta
-
O morango do amor foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial do município de Senador Amaral, no Sul de Minas Gerais. A iniciativa foi anunciada pela Prefeitura local após o doce, conhecido pela calda brilhante e sabor marcante, viralizar nas redes sociais e ganhar destaque. De acordo com a administração, através das redes sociais, o doce foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial na sexta-feira passada (25).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com pouco mais de 6 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Senador Amaral é um dos principais polos de produção de morangos do estado, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Sistema Faemg Senar). Agora, além de produto agrícola, o morango passa a ser também um elemento da identidade cultural da cidade.
“O morango que representa amor agora também representa história e orgulho. Este é o reconhecimento que valoriza a cultura e quem planta com o coração”, diz trecho do vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura, celebrando o novo título.
A cidade, que fica a cerca de 450 quilômetros de Belo Horizonte, também promove anualmente a Expomorango, feira dedicada à valorização da fruta e seus derivados.
Neste ano, o evento acontece dos dias 14 a 16 de agosto. Segundo a gestão municipal, o festival será “o palco onde a história ganha voz e encanta todo o Brasil”.
Leia Mais
Além da homenagem ao doce, Senador Amaral realizou um concurso para eleger o morango do amor mais saboroso, atraindo a participação de produtores e moradores locais. O evento reforça a conexão entre a agricultura familiar e o fortalecimento das tradições regionais.
A cidade também é reconhecida pela produção de batata, brócolis e flores, setores que sustentam grande parte da economia local.