Além de Fernanda Torres: vejas outros destaques brasileiros no Oscar ao longo da história

Com indicação como Melhor Atriz, Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” se juntam a outros nomes e filmes que marcaram a história do cinema brasileiro no Oscar

, em Uberlândia

-

Fernanda Torres, protagonista de “Ainda Estou Aqui”, foi indicada e marca presença na disputa pelo Oscar 2025, na categoria de Melhor Atriz. A indicação da atriz brasileira, anunciada na manhã desta quinta-feira (23), coloca o cinema nacional mais uma vez em destaque na principal premiação do cinema mundial.

Além da atuação de Fernanda Torres, o filme também concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Essa não é a primeira vez que produções brasileiras são reconhecidas pela Academia.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Produções e brasileiros já foram destaque no Oscar em edições passadas  – Crédito: Divulgação/The Academy Awards

A própria mãe de Fernanda, Fernanda Montenegro, já foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1998 por sua atuação em “Central do Brasil”. A cerimônia do Oscar 2025 será realizada no dia 3 de março, em Los Angeles.

Um histórico de indicações:

A trajetória do cinema brasileiro no Oscar começa por volta de 1962, com a indicação de “O Pagador de Promessas” na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Desde então, diversas produções nacionais conquistaram o reconhecimento da Academia, como “O Quatrilho” (1995), “O Que é Isso, Companheiro?” (1997) e “Central do Brasil” (1998).

“Central do Brasil”, em especial, marcou a história do cinema brasileiro, com a indicação de Fernanda Montenegro e o sucesso mundial do filme. A produção conta a história de uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas e se envolve na busca de um menino por seu pai.

×

Leia Mais

Outros destaques:

Além de filmes, documentários e curtas-metragens brasileiros também foram indicados ao Oscar. “O Sal da Terra” e “Democracia em Vertigem” concorreram na categoria de Melhor Documentário, enquanto “Uma História do Futebol” e “O Menino e o Mundo” foram indicados nas categorias de Melhor Curta-Metragem e Melhor Filme de Animação, respectivamente.

“O Beijo da Mulher-Aranha” e “Cidade de Deus” são outros filmes brasileiros que marcaram presença na premiação, com indicações em diversas categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Filme conta a história de dois presos que tentam sobreviver às torturas sofridas durante a ditadura latino-americana – Crédito: Divulgação