Professor faz sucesso na internet ensinando músicas brasileiras a crianças americanas

O educador foi descoberto em Uberlândia quando tinha 7 anos e hoje ensina músicas brasileiras a seus alunos direto de Atlanta, nos Estados Unidos

, em Uberlândia

O professor de música para criança Liel Vini ganhou notoriedade em redes sociais por apresentar músicas brasileiras a seus pequenos alunos. Apenas um vídeo com os estudantes mirins cantando Velha Infância, dos Tribalistas, tem mais de 7 milhões de visualizações e 1,5 milhão de curtidas em um dos perfis do educador.

Liel nasceu em Promissão, no interior de São Paulo e aprendeu tudo o que sabe sobre música em Uberlândia. Hoje dá aula na cidade de Atlanta, no Estado da Georgia, nos Estados Unidos.

“Nasci em berço musical. Meu pai era baterista e minha avó era pastora que cantava em igreja. Um dia tava cantando em uma igreja, já em Uberlândia, um professor de música decidiu investir em mim. Eu tinha 7 anos e nunca mais parei”, contou Levi.

Foi uma parceria entre faculdade de educação musical que ele cursava, já de volta a São Paulo, que o fez ir para América do Norte. Primeiro com estudos, depois com trabalho.

Músicas brasileiras

O ensino de músicas brasileiras veio do histórico do professor de Liel, o maestro Ângelo Marques, que entre 2002 e 2006 esteve à frente da musicalização do agora professor e o descobriu na igreja.

“Sempre trabalhei a música brasileira como ponto de partida. Cheguei a dar aulas para crianças irlandesas, inglesas e crianças asiáticas. Ele vivenciou isso comigo e agora replica”, contou Marques, que hoje vive na França.

@lielvini

E mini queridos cantando “Velha Infância.” Pode? Decidi puxar o limite dessa criançada maravilhosa e estamos aprendendo “música de gente grande.” ESCUTEM ESSE PORTUGUÊS!

♬ original sound – Liel Vini

Do que as músicas falam?

O desafio é não só ensinar a música em si, mas também fazer as crianças estadunidenses entender o que estão cantando.

“As crianças são muito curiosos, elas perguntam: ‘Do que as músicas falam? É difícil explicar o sentido literal, mas você pode explicar o contexto histórico-social e eles entendem. Por exemplo: ‘Cai Cai Balão’. Eu as ensino sobre celebrações das festas juninas e elas entendem sobre a letra”, disse Liel Vini.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Sotaque e pronúncia

O sotaque perceptível das crianças, mas com pronúncia muito boa, faz com que quem assista aos vídeos se encante com os vídeos.

“É meio difícil de pronunciar algumas palavras, mas estou acostumada a falar diferentes línguas e tenho parentes em diferentes países e falo esses idiomas fluentemente”, explicou a aluna Nina Moazzami.

E já que o próprio professor citou “Cai Cai Balão”, a estudante Kaiori Wusu salientou o motivo de gostar de cantar a canção brasileira. “Gosto porque meu apelido é Kai”, resume ela.

 

×

Leia Mais