Padroeira dos endividados: quem é a mulher que deu origem ao 16 de outubro

Santa Edwiges é celebrada nesta quinta-feira (16); conheça a origem e história da padroeira dos endividados e pobres

, em Uberlândia

Muitos fiéis em busca de ajuda divina para “sair do vermelho” procuraram um símbolo religioso em específico nesta quinta-feira (16): Santa Edwiges, a padroeira dos endividados e dos pobres. O que muitos não sabem é a origem da data, que remete a uma vida de caridade e bondade de uma mulher dedicada em servir.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Fiéis em uma igreja católica, simbolizando o dia da padroeira dos endividados, Santa Edwiges
Fiéis procuram a Santa Edwiges neste dia 16 de outubro – Créditos: TrueCreatives/Canva

Quem é a padroeira dos endividados?

Segundo a Agência Católica de Informação (ACI Digital), Edwiges nasceu na Bavária, Alemanha, em 1174, filha de uma família nobre. Aos 12 anos, se casou com o duque de Silésa e da Polônia, Henrique I, de 18 anos. Juntos, tiveram sete filhos.

A mulher ficou conhecida por se entregar à piedade e à caridade, empregando grande parte dos seus ganhos para ajudar os demais. Chegou a ir a diversos presídios, onde havia pessoas presas devido a dívidas, e pagava as contas dos presos para libertá-los. Segundo a ACI, Edwiges ainda arrumava trabalho para eles.

×

Leia Mais

A santa perdeu seis de seus sete filhos e também viu o marido morrer. Se tornou monja após a morte do esposo, tomando o hábito religioso de Trebnitz, mas não fez os votos religiosos para poder continuar administrando seus bens em prol dos pobres, doentes e endividados.

Morreu em 15 de outubro de 1243, com 69 anos. Santa Edwiges foi canonizada em 1267, pelo papa Clemente IV. O dia