Rogério Silva

Temas essenciais do mundo atual intercalados com posições humanistas a respeito de comunicação, economia, vida, política e sociedade

Envelope

Informação é coisa séria. Todos nós somos responsáveis ao compartilhar conteúdos

Na semana em que a gigante Meta anuncia o fim do sistema de verificação de fatos, o debate sobre proliferação de mensagens falsas volta ao centro de discussões éticas

, em Uberlândia

-

Receber e repassar textinhos, posts e afins sem se preocupar com checagem é, no mínimo, um ato irresponsável. Todo mundo usa ferramentas de comunicação instantânea e sabe muito bem que existem verdades e mentiras aos montes travestidas de mensagens ingênuas e despretensiosas. Veículos sérios da imprensa mundial assumiram para si rotinas de verificação de origem e conferência de veracidade para valorizar seu patrimônio maior que é a credibilidade.

Mark Zuckerberg, fundador e dono da multiplataforma Meta, detentora de Facebook, Instagram e Whatsapp, anunciou que suas redes sociais irão descontinuar o programa de checagem de fatos e adotar as “notas de comunidade”, um recurso que permite aos usuários alertar sobre publicações supostamente falsas e fornecer contexto adicional. Ele argumenta que essa mudança “equilibra a liberdade de expressão com a responsabilidade de combater a desinformação”. Especialistas, no entanto, temem que essa decisão possa agravar os problemas de desinformação e tornar as plataformas mais vulneráveis à disseminação de conteúdo falso.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A checagem de informações é um processo fundamental na era digital, onde a disseminação de conteúdo falso ou distorcido pode ter consequências graves. A verificação rigorosa de fontes, dados e fatos é essencial para manter a confiança na relação entre as partes – empresas de jornalismo e consumidores de informação.

A checagem de informações garante a confiabilidade das fontes, evitando a propagação de fake news e teorias da conspiração. Isso protege a reputação individual e coletiva da sociedade. Decisões baseadas em informações precisas são mais eficazes. A checagem de fatos permite avaliar opções com clareza e reduz riscos e consequências negativas.

Leia Mais

 

Responsabilidade e ética – Pra ficar só nessas duas palavrinhas de peso tão importante, verificar informações demonstra respeito pela verdade e compromisso com a transparência. Isso promove uma cultura de honestidade e responsabilidade. Seja na atividade profissional de um bom comunicador, no trato com mercado, parceiros e clientes, ou na relação com amigos e familiares.

Tem vacina pra isso: A checagem de informações evita erros de interpretação, manipulação de dados e consequências financeiras ou pessoais desastrosas. Desenvolver habilidades de verificação de informações é fundamental para uma educação crítica e pensamento analítico. Isso ajuda a distinguir entre informações precisas e imprecisas.

Democracia e Sociedade

A checagem de informações fortalece a democracia, porque permite ao cidadão tomar decisões informadas e participar de debates construtivos. Além disso, ajuda a combater a desinformação e promover uma sociedade mais consciente.

Nossa responsabilidade, como cidadãos, só aumenta.