Mônica Cunha

Conteúdos sobre bem-estar e estilo de vida com informações confiáveis, embasadas cientificamente e com orientações de especialistas

Envelope

Por que a vitória de Fernanda Torres nos emociona tanto?

A atriz brasileira conquista o mundo com seu talento e nos faz sentir orgulho com o prêmio no Globo de Ouro 2025. Descubra por que sua história nos inspira e nos conecta

, em Uberlândia

-

Não fiquei acordada até tarde para acompanhar a cerimônia do Globo de Ouro 2025, pois durmo cedo (por hábito e por recomendação). Então, só soube da boa nova depois que o sol já tocava a copa do pé de carambola.

E quando soube da vitória da atriz Fernanda Torres, quis abraçá-la como se faz com amigos que conquistam algo tão importante na vida. Mas não tinha jeito, ela estava longe e, claro, não nos conhecemos, nem temos uma proximidade para um gesto assim. De qualquer forma, fiquei feliz com o prêmio inédito que a atriz ganhou em Los Angeles, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (6).

Na redação onde trabalho, o sentimento foi o mesmo: essa alegria de alcançar um lugar de reconhecimento! E durante a conversa, veio a pergunta: por que sentimos assim, como se fosse um parente nosso ali segurando aquele troféu?

Leia Mais:

Lavando a alma: Janeiro Branco nos convida a cuidar da saúde mental

Comece o ano com o pé direito: descubra o poder do pote da gratidão

Uma vontade enorme de comer doce!

 

Há uma explicação para isso, segundo a psicóloga Thammy Morais. Sentimos uma identificação, é como se projetássemos nossos sonhos naquela personalidade. “No momento em que ela é validada ao receber o prêmio, é como se nós também estivéssemos recebendo nossa validação como pessoas, como se pudéssemos sonhar!”, explicou Morais.

Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui
Fernanda venceu o prêmio pelo qual sua mâe chegou a ser indicada – Crédito: Divulgação/Sony Pictures

E mais: quando ela se emociona, conta e relembra sua própria história, mostra-se mais vulnerável, tornando-se mais humana e nos fazendo sentir mais próximos! Nos apropriamos dessa vitória que é dela. E essa condição nada tem de errado, pois nos desperta a esperança! Bonito, não é? É a humanidade se reconhecendo!

E eu me reconheci em Fernanda Torres por um motivo a mais: a fase da vida, a maturidade. A atriz, com seus 59 anos, mostrou ao mundo que uma quase sexagenária pode ser reverenciada por toda uma trajetória construída com excelência! Ela e outras estrelas mostram que o etarismo é uma ignorância sem igual e que, contra esse preconceito, valem o trabalho, a elegância e a vontade de ir muito além! Afinal, há tantas histórias para contar!