Do quintal para a saúde: descubra plantas que aliviam os sintomas da menopausa
A fitoterapia pode ser uma aliada para combater fogachos, ansiedade e outros incômodos da menopausa. Conheça as plantas que podem te ajudar!
Eu escutei as gargalhadas dela, a menopausa. Foi enquanto eu pendurava as roupas íntimas no varal de piso, já que lá fora a chuva estava prestes a despencar. Tempo fechado, carregado. Assim como eu naquela manhã. E ela ria, bem alto e debochada.
Tentei a indiferença, mas ela sabia que quanto mais arreganhava o riso mais eu me importava, fragilizada pelo cansaço, pelas preocupações e pela instabilidade do organismo diante da fase que enfrenta: o envelhecimento natural. Quando terminei, fechei a porta da lavanderia com toda força para que ela não ultrapasse mais o meu espaço, para que entendesse o limite que foi e sempre será estabelecido entre nós. A menopausa e eu.
Confesso que converso bastante com ela, tento ser agradável, conciliadora, porém nem sempre isso basta. Faz-se necessária a assertividade e algumas vezes a grosseria. O respeito precisa existir. E ela sabe disso, ah sabe.
MAIS! Convivendo com a menopausa: do susto ao autoconhecimento, uma jornada de autoaceitação
E na busca para melhorar os sintomas que ela inevitavelmente traz fui até o quintal! Sim, lá estão algumas plantas e ervas que nos ajudam nessa batalha pela qualidade de vida aos cinquenta e pouco que é quando os sinais do climatério aparecem.
A farmacêutica bioquímica Ângela Faria conversou comigo durante um chá e disse que a fitoterapia – técnica que estuda a função terapêutica das plantas – tem um papel importante nos sintomas da menopausa. A Ângela ressalta que os benefícios têm comprovação científica, liberação da Anvisa e existem vários medicamentos à base de plantas já industrializados.
Sejam os chás, em cápsulas na forma de pó ou o extrato seco são grandes aliados. A Ângela reforça que para cada caso há uma indicação de uso para potencializar os benefícios.
Leia Mais
- O encontro que reacendeu a esperança e trouxe a força da oração
- Por que a vitória de Fernanda Torres nos emociona tanto?
- Lavando a alma: Janeiro Branco nos convida a cuidar da saúde mental
É claro que o acompanhamento com o(a) ginecologista é fundamental para quem faz ou não a reposição hormonal. Entre as plantas está a amora, a valeriana, cimicifuga, trifolium pratense. E ajudam muito nos casos de fogachos, ansiedade e sono.
Nessa fase da vida a libido desaparece e a maca peruana como o feno grego são muito bons. Trazem mais força muscular e resgatam a graça pela vida, a vontade de namorar.
Enfrentar esse momento, eu te digo como experiência própria, não é fácil e para terminar essa conversa que rende ‘pano para manga’ trago a reflexão da Ângela Faria. ” Conheça-se melhor e ame-se um pouquinho melhor e diga: eu reconheço essa mulher que está ali.”