Telemedicina: UAIs de Uberlândia terão médicos virtuais a partir da próxima semana
Projeto piloto na UAI do bairro Roosevelt já atendeu 80 pacientes por telemedicina; expansão para outras unidades será gradativa
-
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, disse hoje (14) que o sistema de atendimento médico por telemedicina será implantado em todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de Uberlândia. A declaração foi dada ao programa Balanço Geral da TV Paranaíba na hora do almoço.
De acordo com Paulo Sérgio, 80 pessoas já foram atendidas através da telemedicina na UAI do bairro Roosevelt que foi escolhida como piloto do projeto. Ainda segundo o prefeito, a expansão para as demais UAIs vai começar na próxima segunda-feira (17) e ocorrerá de forma gradativa seguindo um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O sistema de telemedicina nas UAIS é destinado apenas aos pacientes classificados com quadro clínico não urgente ou pouco urgente. Esses pacientes são identificados com as cores azul ou verde quando chegam até a unidade de saúde. A classificação segue o chamado Protocolo de Manchester que é usado para selecionar a prioridade dos atendimentos médicos de acordo com o estado clínico do paciente e quanto ele pode aguardar para ser atendido.
O atendimento funciona da seguinte forma: o paciente com essa classificação escolhe se quer ser atendido pelo médico presencial ou virtual. Caso a opção seja pelo virtual, ele deverá ter em seu celular o aplicativo “Mais Saúde” da Prefeitura de Uberlândia. Depois, é encaminhado ao consultório virtual para ser atendido de forma mais rápida. “A pessoa faz a análise de risco se for verde ou azul e ela quiser, vai direto ser atendida, sem fila”, disse o prefeito.
Leia Mais
A telemedicina já funciona em Uberlândia na chamada atenção primária, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Para os atendimentos de urgência e emergência o serviço ainda não era oferecido. A expectativa é que a partir de segunda-feira outras unidades, além da UAI do bairro Roosevelt, comecem a oferecer o serviço. Atualmente o consultório virtual funciona até às 18h00 mas a ideia é que o horário de atendimento também seja expandido.