NASA e SpaceX lançam missão para retorno de astronautas ‘presos no espaço’
Crew-10 decola rumo à estação e permitirá volta de Suni Williams e Butch Wilmore
Astronautas ‘presos no espaço’ desde junho de 2024 finalmente terão um meio de retornar à Terra. A NASA e a SpaceX lançaram na noite desta sexta-feira (14) a missão Crew-10, que transporta quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). A iniciativa permitirá a troca de tripulação e viabilizará o retorno de Suni Williams e Butch Wilmore.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A missão decolou às 20h03 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com a cápsula Dragon Endurance a bordo do foguete Falcon 9. A tripulação é composta pela astronauta Anne McClain, que lidera a missão, a piloto Nichole Ayers, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. A chegada à ISS está prevista para cerca de 24 horas após o lançamento.
Com a chegada da Crew-10, a equipe da Crew-9, que está na ISS desde setembro de 2024, será substituída. A nova tripulação garantirá a continuidade das atividades na estação e possibilitará o retorno de Suni Williams e Butch Wilmore, que ficaram ‘presos no espaço’ após falhas na cápsula Starliner, da Boeing.
Astronautas ‘presos no espaço’
Williams e Wilmore deveriam permanecer na ISS por apenas dez dias, mas problemas técnicos levaram a NASA a trazer a Starliner de volta à Terra sem tripulantes. Com a Crew-10 em operação, os dois astronautas voltarão na próxima quarta-feira (19) a bordo da cápsula Dragon Freedom, também da SpaceX.
Leia Mais
O lançamento da Crew-10 ocorreu após um adiamento causado por um problema hidráulico, que foi resolvido antes da decolagem. A missão faz parte do programa de transporte tripulado da NASA em parceria com empresas privadas para garantir a presença contínua de humanos no espaço e permitir o retorno seguro dos astronautas ‘presos no espaço’.