Cápsula da Nasa chega a estação espacial para resgatar astronautas presos no espaço há 9 meses

A espaçonave na qual Suni e Butch foram enviados ao espaço, em junho, apresentou problemas técnicos, deixando-os sem transporte para voltar

, em Uberlândia

-

O momento do resgate dos astronautas presos no espaço há nove meses foi divulgado pela NASA, a agência espacial norte-americana. Era por volta das 2h40 da madrugada, no horário de Brasília, quando os membros da “Missão Crew-10” chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS).

A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, levou quatro astronautas que irão substituir Suni Williams, de 59 anos, e Butch Wilmore, de 62, tripulantes que estão na Estação desde junho.

Segundo a Nasa, eles poderão iniciar o retorno para casa a partir de quarta-feira (19).

Uma nova equipe chegou para substituir os astronautas presos no espaço desde junho
Uma nova equipe chegou para substituir os astronautas presos no espaço desde junho – Foto: Nasa

O resgate dos astronautas presos no espaço

Após um trajeto que durou cerca de 24 horas, a porta da nave espacial se abriu, e os tripulantes se encontraram, visivelmente emocionados.

A “Missão Crew-10” é liderada pela astronauta norte-americana Anne McClain, que está acompanhada de Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do russo Kirill Peskov, que atuam como especialistas.

Assista ao momento:

Os quatro astronautas permanecerão na ISS, enquanto Suni Williams e Butch Wilmore retornarão à Terra.

Eles foram enviados à Estação na cápsula Starliner, da Boeing, no dia 5 de junho de 2024, para uma curta missão de oito dias. No entanto, devido a problemas técnicos nos propulsores da cápsula, não conseguiram retornar conforme o previsto.

Por questões de segurança, a NASA optou por trazer a Starline de volta vazia, com o piloto automático ativado, deixando os astronautas temporariamente impossibilitados de regressar à Terra.

Retorno para casa

Butch Wilmore e Suni Williams começarão agora a se preparar para o retorno.

Após um período de transição de alguns dias, os astronautas presos no espaço deverão retornar à Terra na próxima quarta-feira, ao lado do americano Nick Hague e do russo Aleksandr Gorbunov.

Já a Crew-10 vai conduzir testes de inflamabilidade para contribuir com projetos futuros de espaçonaves, além de contribuir com estudantes de todo o mundo diretamente do espaço. “Os astronautas também servirão como cobaias, com um membro da tripulação conduzindo um estudo integrado para entender melhor as mudanças fisiológicas e psicológicas no corpo humano para fornecer insights valiosos para futuras missões no espaço profundo”, complentou a Agência Espacial.