Mais de 22 mil eleitores de Uberlândia podem ter títulos cancelados

Em Minas Gerais são mais de 500 mil casos de eleitores que podem ter ter títulos cancelados; regularização deve ser feita até maio

, em Uberlândia

Em Uberlândia há 22.233 eleitores que podem ter os títulos cancelados por terem deixado de votar nos últimos três turnos de eleições, municipais ou nacionais. Em todo o estado de Minas Gerais são mais de 500 mil casos do tipo. Para evitarem os cancelamentos, eleitoras e eleitores devem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio.

O analista da Justiça Eleitoral Gustavo de Oliveira Arantes lembrou que a situação acontece pelo fato dos eleitores terem deixado de votar ou justificar por três turnos seguidos. “Portanto, eleições de 2022, primeiro e segundo turnos, e eleições de 2024, primeiro turno”.

O prazo para regularização será aberto no dia 20 de março, seguindo até 19 de maio.

Regularização vai acontecer de 20 de março a 19 de maio – Crédito: Justiça Eleitoral

“Para regularizar, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou acessar o título net, e caso realmente não tenha votado e nem justificado, deve realizar a quitação da multa ou declarar que não tem condições de fazer isso”, explicou Gustavo de Oliveira.

Em Minas Gerais, 513.120 pessoas estão nessa situação, o que equivale a 3,12% do eleitorado apto a votar (16.465.068). Em Uberlândia, os 22.233 equivalem 4% dos cerca de 533,2 mil eleitores do Município.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Regularização

Para saber se está com três ausências consecutivas e sujeito ao cancelamento do título, o eleitor pode acessar o Autoatendimento Eleitoral e escolher a opção ‘Débito eleitoral’. O sistema indicará as eleições com ausência de voto e justificativa.

É preciso pagar as multas para regularizar a situação. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.

Eleitoras e eleitores de Minas Gerais também podem fazer a regularização presencialmente, em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor do estado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

A consulta sobre os débitos e possibilidade de cancelamento do título também pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou ligando para o Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.

Eleitores que têm o e-Título instalado no celular receberão uma notificação sobre a possibilidade de cancelamento do título. Mas a Justiça Eleitoral não fará nenhum tipo de alerta por e-mail ou aplicativo de mensagem.

Não estão sujeitos ao cancelamento as eleitoras e eleitores que têm voto facultativo por prerrogativa constitucional – analfabetos, pessoas a partir dos 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Nem quem tem a certidão de quitação por tempo indeterminado – pessoas com deficiência que torna impossível ou oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Problemas

Quem não regularizar a situação até 19 de maio terá o título de eleitor cancelado e ficará sem quitação eleitoral. Vale lembrar que a quitação eleitoral é necessária para praticar alguns atos da vida civil, como solicitar documento de identidade, tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição oficial de ensino e tirar o passaporte.

×

Leia Mais