Hemocentro de Uberlândia pede doação para repor estoque de sangue
Todos os tipos sanguíneos são necessários, principalmente O negativo
-
Hemominas precisa de reposição no estoque de sangue. Devido as férias no período de dezembro e janeiro, é comum as doações diminuírem.

O tipo sanguíneo O negativo é o mais crítico, com mais necessidade de reposição. Ele é um sangue raro, usado em situação de urgência, já que é doador universal. É muito utilizado pelos hospitais, por isso, a procura é alta.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.
Leia mais:
- MG App traz funcionalidades para incentivar doação de sangue no estado
- Doação de sangue em Uberlândia cresce quase 10% em um ano
- Doação de sangue animal: como cães e gatos podem salvar vidas no HV-UFU
Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Quem teve gripe deve esperar 15 dias após a recuperação completa dos sintomas para doar sangue. Já quem teve Covid-19 precisa aguardar 10 dias após o desaparecimento dos sintomas, desde que não apresente sequelas. No caso de pessoas assintomáticas, o prazo é contado a partir da data da coleta do exame. Quem teve contato com alguém diagnosticado ou suspeito de Covid-19 nos últimos sete dias não pode doar sangue até sete dias após o último contato.
Como doar
É preciso realizar o agendamento no aplicativo MG app ou pelo site www.hemominas.mg.gov.br. Assim, será possível escolher a melhor data e horário para realizar a doação. O Hemominas funciona de 7h às 12h.