Você está sofrendo de ansiedade? Faça este teste rápido e descubra seu nível de ansiedade
Identifique os sinais da ansiedade e entenda quando é hora de buscar ajuda profissional
A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao estresse, mas quando se torna constante, pode prejudicar a qualidade de vida. Sintomas como dificuldades de concentração, insônia, cansaço excessivo e até taquicardia são sinais de que a mente e o corpo estão sobrecarregados.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Para ajudar a identificar o nível de ansiedade, Alexandre Bento, do canal “Meu Estudo”, criou um teste simples que pode ser feito em poucos minutos, fornecendo uma visão clara sobre o impacto que a ansiedade pode ter no dia a dia. Ao identificar os sinais precoces, é possível adotar estratégias para controlar a ansiedade e evitar que ela se torne um problema mais grave.
Entre as questões abordadas estão dificuldades de concentração, tendência a antecipar o negativo, falhas de memória, insônia, tiques nervosos, cansaço excessivo, e até mesmo episódios de taquicardia ou sensação de aperto no peito. As respostas são pontuadas, e no final do teste, é possível interpretar o resultado, que pode indicar diferentes níveis de ansiedade.
Leia mais:
- Sua ansiedade está sabotando seu intestino!
- Natural e rápido: Veja qual o melhor remédio para ansiedade sem receita
- Como sair da crise de ansiedade? Dicas práticas para lidar com o momento
A pontuação de 0 a 18 pontos sugere um nível de ansiedade baixo, sendo uma resposta saudável a situações atípicas de estresse. Quem obteve entre 19 e 36 pontos está dentro da faixa de ansiedade leve ou moderada e deve prestar atenção ao equilíbrio emocional, especialmente em momentos de sobrecarga.
Já quem pontuou de 37 a 54 pontos enfrenta uma ansiedade alta, necessitando de mudanças no estilo de vida e atenção profissional, caso necessário, pois a saúde pode ser comprometida.