Uberlândia fica entre melhores municípios do Brasil no ranking de qualidade de vida 2025

Ranking, que avalia o desempenho social e ambiental dos municípios, colocou Uberlândia na 3ª posição entre os municípios com mais de 500 mil habitantes

, em Uberlândia

-

Minas Gerais está entre os cinco estados com melhor qualidade de vida no Brasil, e Uberlândia se destaca como a 3ª melhor cidade do país entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, fora as capitais. A cidade alcançou 68,53 pontos no Índice de Progresso Social (IPS), que mede desempenho social e ambiental.

Uberlândia fica entre melhores municípios do Brasil no ranking de qualidade de vida 2025
Uberlândia fica entre melhores municípios do Brasil no ranking de qualidade de vida 2025 – Crédito: Acervo Secom/Divulgação

O levantamento foi divulgado na manhã desta quarta-feira (28) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com organizações da sociedade civil e a plataforma IPS Brasil.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Uberlândia entre as melhores do Brasil

A cidade mineira obteve resultados expressivos em várias áreas. Saneamento básico é o maior destaque, com nota de 93,05, refletindo os investimentos na ampliação da rede de esgoto e na distribuição de água potável. No quesito acesso à informação e comunicação, Uberlândia pontuou 77,33, mostrando um avanço significativo na inclusão digital e no acesso à internet.

Uberlândia fica entre melhores municípios do Brasil no ranking de qualidade de vida 2025
Uberlândia fica entre melhores municípios do Brasil no ranking de qualidade de vida 2025 – Crédito: IPS Brasil/Divulgação

Outros dois indicadores também chamaram atenção: necessidades humanas básicas, com 83,82, que envolve moradia, alimentação e segurança, e fundamentos do bem-estar, com 70,4, que considera educação, saúde e qualidade ambiental.

O desempenho coloca Uberlândia muito à frente de outros municípios com PIB per capita semelhante. Para efeito de comparação, Duque de Caxias (RJ), com uma economia robusta, registrou apenas 56,82 de IPS, bem abaixo da cidade mineira.

×

Leia Mais

Minas Gerais no topo do ranking nacional

Minas Gerais também se destaca, ficando com uma média de 63,04 no IPS, o que garante ao estado um lugar entre os cinco melhores do Brasil em qualidade de vida. Além de Uberlândia, outras cidades mineiras apareceram no topo do levantamento:

  • Nova Lima, ficou entre os dez melhores municípios do Brasil, com uma média de 69,91.

  • Belo Horizonte, a capital mineira, conquistou a 5ª colocação entre as capitais, com um índice de 68,88.

Os dados mostram que o desempenho em saúde e bem-estar é um dos pontos fortes dos municípios mineiros, resultado de políticas públicas voltadas à atenção básica, ampliação de serviços e acesso à saúde de qualidade.

Minas gerais fica entre estados com melhor qualidade de vida no Brasil
Minas gerais fica entre estados com melhor qualidade de vida no Brasil. Crédito: IPS Brasil/ Divulgação

No componente moradia, o Sul de Minas e parte do Triângulo Mineiro aparecem como destaques nacionais. A análise leva em conta acesso à moradia digna, saneamento e fornecimento de energia, que estão muito acima da média nacional.

Desigualdades ainda persistem

O estudo evidencia que, enquanto o Sudeste concentra os melhores índices, principalmente em acesso à educação superior e infraestrutura, a Amazônia Legal e o Nordeste ainda enfrentam grandes desafios, especialmente nas áreas de saneamento, meio ambiente e segurança.

O levantamento também alerta para os desafios ambientais. O norte de Minas Gerais, por exemplo, apresenta perdas significativas de cobertura vegetal, uma preocupação que exige medidas de conservação e combate à degradação ambiental.

Progresso social além do PIB

De acordo com o estudo, o progresso social não depende exclusivamente da riqueza econômica, mas da capacidade de garantir acesso aos direitos básicos e qualidade de vida para todos.

O IPS é um índice desenvolvido pela organização internacional Social Progress Imperative (SPI), a qual coordena a publicação anual do IPS para 170 países desde 2014. O site oficial  disponibiliza o perfil completo de cada município brasileiro.