No frio da rua, uma chance de acolhimento em Uberlândia

Prefeitura de Uberlândia intensifica ações para proteger população em situação de rua com abrigos, rondas sociais e campanha do agasalho

, em Uberlândia

-

Com a queda das temperaturas, a Prefeitura Municipal intensificou as ações de acolhimento em Uberlândia para proteger quem mais precisa. De abordagens sociais em praças até abrigos com alimentação, cama e agasalhos, a cidade montou uma rede de apoio para enfrentar o frio — e qualquer cidadão pode ajudar.

Abrigo em Uberlândia para pessoas em situaçaão de rua serem acolhidas durante o frio
Quarto de um dos abrigos em Uberlândia – Crédito: Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU)/Divulgação

Com a chegada do período mais frio do ano, a Prefeitura de Uberlândia reforçou o acolhimento às pessoas em situação de rua. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e incluem desde atendimento presencial no Centro de Referência Especializado para População de Rua e Migrante (localizado na praça da Bíblia, bairro Martins), até rondas sociais em locais públicos e encaminhamentos para abrigos.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Atualmente, o município conta com quatro abrigos com capacidade para receber até 160 pessoas. Se houver necessidade, a rede de apoio pode ser ampliada com mais 50 vagas emergenciais, disponibilizadas em parceria com a Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), no bairro Chácaras Panorama. Esses espaços oferecem refeições, dormitório, banheiros e agasalhos, além do apoio de equipes como monitores, cozinheira, motorista e assistentes sociais.

Abrigo em Uberlândia para pessoas em situaçaão de rua serem acolhidas durante o frio
Um dos abrigos de acolhimento em Uberlândia – Crédito: Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU)/Divulgação

Leia mais:

Uberlândia registra a manhã mais fria do ano com 10,9°C

Baixa umidade do ar: 10 cuidados indispensáveis para proteger sua saúde nos dias mais secos

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população de Uberlândia

Para facilitar a assistência, a Prefeitura mantém uma Central de Plantão que pode ser acionada a partir das 23h pelo telefone (34) 99946-0373. Qualquer pessoa pode entrar em contato para informar sobre pessoas em situação de vulnerabilidade. Após o chamado, as equipes de abordagem social se deslocam até os locais indicados para oferecer acolhimento, e os solicitantes recebem retorno sobre os encaminhamentos feitos.

As pessoas em situação de rua não precisam esperar por uma abordagem. Quem desejar pode procurar diretamente um dos abrigos para receber acolhimento e apoio.

Confira os endereços dos abrigos disponíveis:

  • Ceami – Reabilitação Para a Vida
    Rua Carmo Gifoni, 1.145, Martins – (34) 3215-3746
    Rua João Limírio dos Anjos, 1.043, Segismundo Pereira – (34) 3225-6426

  • Grupo Ramatisiano Albergue Noturno Ramatis
    Avenida João Pinheiro, 3.150, Brasil – (34) 3232-2597

  • Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu)
    Rua dos Ceamitas, 260, Chácaras Panorama – (34) 3214-9088 / 3224-0045

Além disso, a 12ª edição da Campanha do Agasalho está em andamento, arrecadando agasalhos, cobertores, calçados e meias até o dia 20 de junho. Os itens serão destinados a famílias vulneráveis cadastradas no município.