Acalme a ansiedade: descubra a técnica simples que vai transformar suas emoções

Aprenda como dominar suas emoções e trazer mais equilíbrio para o seu dia a dia, usando uma estratégia simples e eficaz para controlar a ansiedade

, em Uberlândia

-

Em tempos de incertezas, sentimentos como angústia, frustração e raiva são inevitáveis e podem impactar negativamente nossas ações. Para ajudar as pessoas a enfrentarem esses desafios e acalmar a ansiedade o psiquiatra Marco Abud, do canal Saúde da Mente, lançou a série “Acalma a Mente”, que reúne dicas práticas para gerenciar emoções e promover equilíbrio mental.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Reconhecer e nomear suas emoções é uma boa maneira de controlar a ansiedade - Crédito: Freepik
Reconhecer e nomear suas emoções é uma boa maneira de controlar a ansiedade – Crédito: Freepik

Leia mais:

Como me acalmar da ansiedade?

  1. Reconheça e nomeie suas emoções
    • Quando você identifica o que está sentindo e dá um nome à emoção (como raiva, tristeza ou ansiedade), ativa áreas do cérebro ligadas ao controle emocional, ajudando a desacelerar reações impulsivas.
    • Não se preocupe se o nome não for exato. O importante é começar a nomear o que sente.
  2. Use palavras adequadas
    • Prefira dizer “Eu me sinto triste” em vez de “Eu sou deprimido”. Essa mudança ensina ao cérebro que a emoção é passageira, e não uma característica permanente.
  3. Evite confundir pensamentos com emoções
    • Nomear um pensamento (“Eu sinto que o mundo quer me sufocar”) não é o mesmo que nomear uma emoção. Identifique sensações simples, como tristeza, raiva ou frustração.
  4. Escreva sobre o que sente
    • Anotar suas emoções ajuda a organizar os pensamentos e a processar sentimentos com mais clareza.
  5. Pratique diariamente
    • Faça o exercício de observar e nomear suas emoções diariamente. Com o tempo, isso se torna um hábito que melhora o controle emocional.

Além dessas dicas, o psiquiatra também recomenda atividades como meditação e práticas baseadas na neurociência para aumentar a resiliência emocional.