Vídeo: onça-parda resgatada em Chaveslândia chega ao hospital veterinário da UFU

Felino foi capturado nesta terça-feira (28) e levado para o setor de animais silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU)

Juan Madeira e Kauê Altrão , em Uberlândia

-

A onça-parda resgatada em Chaveslândia chegou ao Hospital Veterinário da UFU na noite desta terça-feira (28) e recebe cuidados após passar três dias em uma árvore no distrito, que pertence ao município de Santa Vitória.

Em entrevista ao Paranaíba Mais, a médica-veterinária Beatriz Ibelli contou que o animal foi batizado de Scar, em referência ao vilão do filme O Rei Leão. Segundo ela, a equipe saiu de Uberlândia por volta das 10h da manhã para realizar o resgate, que exigiu o uso de quatro dardos anestésicos, cordas e redes para retirar o felino da árvore.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Onça-parda de Chaveslândia
Onça-parda resgatada em Chaveslândia chega ao Hospital Veterinário da UFU dentro de caixa de contenção — Crédito: Thaís Silva/HV-UFU

“Com ele sedado, fizemos o exame clínico com monitoramento. Ele estava com a temperatura corporal muito elevada, por conta do estresse e da desidratação. Esses fatores foram percebidos de imediato, e as manobras de cuidado e reidratação começaram ali mesmo”, explicou a veterinária.

A equipe chegou ao setor de animais silvestres da UFU por volta das 21h, onde o animal permanece sob observação. De acordo com Beatriz, exames complementares serão realizados na quarta-feira (29) para avaliar a gravidade do quadro e definir o momento ideal da soltura.

Onça-parda capturada em Chaveslândia chega no HV-UFU
Onça-parda capturada em Chaveslândia chega ao HV-UFU — Crédito: Juan Madeira/Paranaíba Mais

“Nós queremos evitar o tempo de cativeiro. Amanhã já faremos novos exames para identificar o que ele precisa para ser devolvido à natureza com segurança. Sempre priorizamos soltá-lo na mesma região onde foi encontrado, para evitar disputas territoriais e manter o equilíbrio ecológico”, afirmou.

Ainda segundo a veterinária, a hipótese é de que o felino tenha subido na árvore em busca de abrigo. “O principal desafio foi a altura. A manipulação de um animal desse porte em um local elevado exigiu muito cuidado, tanto para proteger o animal quanto as equipes e os moradores”, completou.

Veja o momento do transporte do animal:

No recinto onde Scar ficou alojado, a equipe de veterinários colocou água e alimento e realizará o monitoramento constante. A expectativa é de que o felino volte à natureza nos próximos dias, assim que seu estado clínico for considerado estável.

×

Leia Mais

O felino, um macho jovem, foi localizado no sábado (25) no quintal de uma residência, mas o resgate só foi concluído na tarde desta terça-feira (28), às 14h55, em uma operação que envolveu bombeiros, policiais ambientais e uma equipe de veterinários da UFU.