Tubarão mais rápido do mundo é visto na praia da Barra da Tijuca, no Rio
Avistamento do tubarão-mako ocorre dois dias após a aparição de um tubarão-martelo na mesma região
-
Mais um tubarão foi flagrado no mar da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (20). O animal, identificado como um tubarão-mako, surpreendeu um grupo que pilotava motoaquáticas nas proximidades do Posto 1, no trecho conhecido como Quebra-Mar.

De acordo com o biólogo marinho Marcelo Szpilman, presidente do AquaRio e especialista em peixes e tubarões, o mako é considerado o tubarão mais veloz do planeta, podendo alcançar velocidades de até 70 km/h, sendo o mais rápido entre todas as espécies.
O avistamento aconteceu apenas dois dias após um tubarão-martelo interromper uma aula de surfe na mesma faixa de areia, reforçando a atenção de banhistas e frequentadores sobre a presença desses animais no litoral carioca.
Tubarão mais rápido do mundo
Especialistas reforçam que a presença de tubarões no litoral faz parte do equilíbrio natural dos ecossistemas marinhos. O tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) é um predador rápido e forte, porém os registros de ataques a seres humanos são considerados raros. Na maioria dos casos, incidentes ocorrem durante práticas de pesca ou situações não naturais.
No vídeo gravado, o animal nada tranquilamente, sem apresentar sinais de agressividade. Além do mako e do martelo, outras espécies são comuns na costa fluminense, como o tubarão galha-preta, tubarão-tigre e tubarão galhudo. Na última semana, também foi registrado um grupo de tubarões na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis.
As imagens do tubarão-mako de 1,50 m foram registradas por Breno Affonso, um piloto de moto aquática, que frequenta a praia há mais de quatro anos. “Primeira vez que vejo algo assim. Tá todo mundo abismado”, contou.
Ver essa foto no Instagram
O vídeo circulou rapidamente nas redes sociais, acompanhado de relatos de que há alguns dias a região apresenta a presença de cardumes, fator que pode ter atraído o animal para mais perto da costa.
Recomendações de segurança
O Corpo de Bombeiros informou que, sempre que há registro da presença de animais marinhos, como tubarões, são colocadas bandeiras roxas nas praias, sinalizando atenção para os frequentadores.
Além disso, as autoridades e especialistas orientam que os banhistas adotem alguns cuidados:
- 
Evitar nadar sozinho e preferir locais com mais pessoas;
 - 
Não utilizar acessórios brilhantes, como correntes, anéis ou pulseiras, que podem refletir luz e atrair animais;
 - 
Evitar entrar no mar durante o amanhecer ou entardecer, quando os tubarões estão mais ativos;
 - 
Manter distância de cardumes ou áreas de pesca;
 - 
Optar por roupas de cores neutras, já que os tubarões percebem bem o contraste e movimentos.