Tamanduá morre queimado e lobo-guará é encontrado baleado no interior de Minas

Animais silvestres foram resgatados e encaminhados às equipes de recuperação de Uberaba e Patos de Minas

, em Uberlândia

Equipes de resgate atuaram durante o fim de semana em Minas Gerais no recolhimento de animais silvestres feridos. Em Veríssimo, um lobo-guará foi resgatado com sinais de desnutrição e ferimentos na cabeça, possivelmente provocados por disparos de arma de fogo. Já em Patos de Minas, um tamanduá-bandeira não resistiu às queimaduras graves causadas por um incêndio que devastou cerca de 40 hectares de vegetação.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em Veríssimo, a equipe da 6ª Cia da Polícia Militar do Meio Ambiente (PM MAmb) foi acionada por moradores na zona rural e localizou o lobo-guará no Sítio Figamar. O animal estava debilitado, muito magro e apresentava ferimentos na cabeça com sinais de infecção, possivelmente causados por disparos de arma de fogo.

Lobo-guará na água antes do resgate da PM MAmb
Lobo-guará estava na água antes do resgate da Polícia Militar Ambiental – Crédito: Polícia Militar do Meio Ambiente/Divulgação

Apesar do estado de saúde delicado, o lobo mostrava comportamento agressivo. Ele foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Uniube – Fazu, onde passará por reabilitação antes de ser reintegrado ao seu habitat natural.

×

Leia Mais

Já em Patos de Minas, o 12º Batalhão de Bombeiros atuou no combate a um incêndio de grandes proporções na estrada para Arraial dos Afonsos. Durante o trabalho, os militares encontraram um tamanduá-bandeira gravemente queimado, encurralado em um barranco às margens da estrada.

Apesar do atendimento veterinário no Cetras (Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres), o animal não resistiu às queimaduras no focinho, patas e cauda.

O incêndio devastou cerca de 40 hectares e exigiu que a equipe retornasse ao local para remover árvores caídas que bloqueavam parcialmente a pista.