Saiba qual é a empresa investigada após mortes de cavalos em Uberlândia e região

Fabricante goiana de rações para equinos está com fábrica interditada e produtos suspensos após denúncias ligarem seus produtos a mais de 200 mortes em cinco estados

, em Uberlândia

-

Com sede em Itumbiara (GO), a Nutratta Nutrição Animal Ltda. é a empresa investigada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) após relatos de mortes de cavalos em várias cidades, incluindo Uberlândia e até outros estados.

Segundo o Mapa, até o momento 222 mortes de equinos já foram confirmadas com possível associação ao consumo de rações da marca, 18 delas são investigadas em Uberlândia.

empresa investigada
Sede da Nutratta Nutrição Animal, em Itumbiara (GO); empresa está com a produção e a venda de rações suspensas por determinação do Mapa – Crédito: Reprodução/Redes sociais

Fundada por criadores da raça quarto de milha, a Nutratta afirma ter desenvolvido a tecnologia Smart Fiber como diferencial de sua linha para equinos. A empresa opera no segmento há mais de 13 anos.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A sede da corporação está localizada na rua 19, nº 1280, bairro Santa Rita, em Itumbiara (GO).

Fábrica interditada

Desde o recebimento das primeiras denúncias, o Mapa realizou duas fiscalizações na unidade fabril da Nutratta. Foram encontradas irregularidades que levaram à suspensão cautelar da produção e da comercialização de todos os produtos da marca. A empresa também está sob investigação judicial, após tentar reverter as medidas por meio de mandado de segurança.

O Mapa recolheu amostras de matérias-primas e produtos acabados para análise laboratorial, incluindo testes para monensina, clostridium e micotoxinas. A interdição ocorreu no dia 4 de julho, segundo comunicado oficial.

×

Leia Mais

O que diz a empresa

Em nota, a Nutratta afirmou que está colaborando com as autoridades e que adotou medidas preventivas desde os primeiros relatos, como revisão de protocolos, suspensão de lotes e rastreabilidade da cadeia de suprimentos.

“Sentimos profundamente a dor de cada criador e nos solidarizamos com genuína empatia pelo sofrimento que atravessa todo o setor”, afirmou a empresa.

A Nutratta destacou ainda que não há qualquer evidência de contaminação em sua linha bovina e que aguarda o resultado das análises para esclarecer os fatos. A empresa prometeu divulgar um posicionamento público assim que houver uma definição oficial por parte do Mapa. Confira a nota na íntegra.