“Peixe do fim do mundo” é visto em praia mexicana

O Regalecus glesne, popularmente chamado de "peixe do fim do mundo", carrega consigo a lenda de prever desastres naturais

, em Uberlândia

-

Um peixe da espécie ‘remo’, conhecido cientificamente como Regalecus glesne, foi visto em uma praia no México na semana passada, e um vídeo do tamanho do animal vem chamando atenção nas redes sociais.

Conhecido como “peixe do fim do mundo” e “peixe do juízo final”, o animal foi avistado no último dia 10 e essa foi apontada como a primeira aparição desse peixe vivo em águas tão rasas.

Crédito: Reprodução/ X

Pesquisadores afirmam que essa espécie costuma habitar águas muito profundas, variando entre 200 e 1.000 metros, podendo crescer até alcançar o tamanho de um ônibus escolar. No entanto, o exemplar filmado recentemente, que chegou até a areia da praia, é consideravelmente menor do que outros já registrados.

×

Leia Mais

Por que “Peixe do fim do mundo”?

Esse apelido tem origem em antigas lendas japonesas. Esses peixes são frequentemente chamados de “peixes do apocalipse”, pois acredita-se que possam prever desastres naturais, como terremotos.

A lenda ganhou notoriedade após o terremoto e tsunami de Fukushima em 2011, quando alguns exemplares foram avistados antes dos eventos ocorrerem. Diante disso, muitos japoneses passaram a acreditar que a aparição frequente desses peixes indicava a aproximação de grandes catástrofes.

MAIS! Fofura! Cachorrinhos picados por abelhas ganham atenção da internet

Cientistas e pesquisadores alertam que não há evidências que comprovem que esses peixes têm a capacidade de prever terremotos. Eles sugerem que os peixes-remo podem subir à superfície devido a alterações nas correntes oceânicas, mudanças de temperatura ou por estarem doentes ou feridos, e não como um presságio de desastres iminentes.

Veja o vídeo da aparição do “Peixe do fim do mundo”

Crédito: Reprodução/ X