Jiboia é encontrada dentro de casa em Uberlândia e mobiliza Corpo de Bombeiros

Morador acionou os Bombeiros após perceber o animal dentro da residência; serpente foi capturada com segurança e devolvida ao habitat natural

, em Uberlândia

-

Uma jiboia foi encontrada no interior de uma residência no bairro Morada Nova, em Uberlândia, na manhã desta quinta-feira (13). O Corpo de Bombeiros foi acionado pouco antes das 6h30 para realizar a captura do animal, após o morador perceber a presença da serpente dentro da residência. A equipe fez a remoção com segurança e devolveu a jiboia ao seu habitat natural.

Jiboia é encontrada dentro de casa em Uberlândia e especialistas alertam para aumento de ocorrências com animais silvestres
Jiboia é encontrada dentro de casa em Uberlândia e especialistas alertam para aumento de ocorrências com animais silvestres – Crédito: Redes Sociais/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com os Bombeiros, a captura foi realizada de forma segura, sem ferimentos ao animal nem riscos aos moradores. Após ser contida, a serpente foi solta em uma área de mata adequada, onde pôde retornar ao seu ambiente natural.

Jiboia é encontrada dentro de casa

O animal encontrado no interior de uma residência do bairro Morada Nova era uma jiboia, espécie comum na região do Triângulo Mineiro. Essas serpentes são não peçonhentas, ou seja, não possuem veneno e matam suas presas asfixiando-as com o próprio corpo. As jiboias podem atingir entre 2 e 3 metros de comprimento e pesar mais de 15 quilos. São encontradas em diversos biomas brasileiros, incluindo o Cerrado, e possuem uma ampla distribuição, que vai da Argentina ao norte do México.

Jiboia é encontrada dentro de casa
Bombeiros capturam jiboia em residência no início da manhã desta quinta-feira (13), em Uberlândia – Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Ocorrências como essa são comuns nesta época do ano

Os bombeiros explicam que aumento das temperaturas e o início do período chuvoso fazem com que cobras e outros animais silvestres se desloquem em busca de abrigo e alimento, o que pode levá-los a áreas urbanas e residenciais.

Segundo o biólogo Marco Aurélio Alves Perin, o aumento de ocorrências com cobras e outros animais silvestres está diretamente ligado ao avanço das cidades. “A expansão desordenada do perímetro urbano tem promovido a fragmentação e degradação dos habitats naturais”, afirma o especialista.

Com a perda de habitat, muitas espécies são forçadas a se deslocar em busca de alimento, abrigo e segurança, o que as leva a adentrar as áreas urbanas. O cenário é agravado pelas mudanças climáticas, que reduzem a oferta de recursos nas matas. “Alterações no regime de chuvas, aumento das temperaturas e eventos climáticos extremos têm contribuído para a escassez de água e alimento nas áreas naturais. Como consequência, animais silvestres tendem a explorar áreas urbanizadas, onde encontram resíduos, hortas e até alimento oferecido por humanos — o que pode aumentar sua permanência e gerar conflitos entre fauna e população urbana”, destaca Perin.

×

Leia Mais

O que fazer ao encontrar uma cobra

O Corpo de Bombeiros reforça que a população não deve tentar capturar ou matar o animal. A recomendação é manter distância, isolar o local e acionar o resgate pelo número  193.

  • Não tente encurralar o animal;

  • Afaste crianças e animais domésticos;

  • Feche portas e janelas;

  • Aguarde o Corpo de Bombeiros.