Jacaré de 20 quilos é resgatado em lagoa de Patos de Minas e solto no Rio Paranaíba

Animal de mais de 1,5 metro foi encontrado próximo a uma grade no Bairro Planalto; bombeiros fizeram o resgate e a soltura ao vivo

, em Uberlândia

-

A tranquilidade dos moradores do bairro Planalto, em Patos de Minas, foi interrompida na noite desta segunda-feira (15) por um visitante inusitado. Um jacaré de cerca de 20 quilos e mais de 1,5 metro de comprimento apareceu às margens de uma lagoa praticamente seca devido à falta de chuvas na região.

Assustados, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que rapidamente enviou uma equipe para o local. A princípio, algumas pessoas pensaram que o barulho vindo da lagoa era de uma cascavel, mas ao se aproximarem, perceberam que se tratava de um jacaré.

Jacaré de 20 quilos é resgatado em lagoa de Patos de Minas
Jacaré de 20 quilos é resgatado em lagoa seca e devolvido ao Rio Paranaíba – Crédito: Rafael Ribeiro/TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Resgate e soltura segura no Rio Paranaíba

Segundo o tenente Danilo Cacheta, a captura foi feita por volta das 20h30 para garantir a segurança dos moradores, dos animais domésticos da região e do próprio réptil. “A presença dele no perímetro urbano poderia representar riscos tanto para as pessoas quanto para o próprio animal. Realizamos a captura de forma segura e agora devolvemos o jacaré ao seu habitat natural”, explicou o tenente.

Após ser contido, o jacaré foi levado até o Rio Paranaíba, onde foi solto em um ponto mais seguro e com boa disponibilidade de água e alimento. A cena foi transmitida ao vivo pelo programa Fala Povo, e chamou atenção pela tranquilidade do animal ao voltar para a natureza.

Jacaré de 20 quilos é resgatado em lagoa de Patos de Minas, veja:

MAIS! Vídeo: Jacaré aparece tomando sol e vira celebridade em Lagoa Santa

Situação pode se repetir

De acordo com os bombeiros, a seca em algumas lagoas urbanas pode levar outros animais silvestres a procurar alimento e abrigo em áreas próximas às residências. Eles orientam que, ao avistar um animal silvestre, a população evite se aproximar e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Veja o jacaré sendo solto