Gado perdido é visto por ruas do Umuarama, em Uberlândia
Moradores relatam que o gado perdido circula pelas ruas há três dias; nesta quarta-feira (13), eles foram vistos na avenida Pará, sem que o dono tenha sido identificado
-
Moradores do bairro Umuarama, em Uberlândia, foram surpreendidos, na tarde de terça-feira (12), pela presença de gado perdido circulando pelas ruas. O grupo, composto por bois, vacas e bezerros aparentemente sem dono, foi visto pela primeira vez na rua Davi Canabarro, próximo a um beco sem saída, e gerou preocupação dos moradores pela possibilidade de acidentes.

Gado perdido visto em ruas
Segundo um morador, que preferiu não se identificar, os animais pareciam famintos e sedentos. “Eles estavam pastando e comendo o pouco de vegetação que encontravam. Não havia água por perto, e pareciam desorientados”, contou.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Risco de avançar para via movimentada
Os animais foram vistos na rua Davi Canabarro, mas a tensão aumentou quando a manada começou a se deslocar em direção à avenida República do Piratini, uma das vias mais movimentadas da região. Um pedestre conseguiu afugentar o grupo, evitando que chegasse à pista principal e prevenindo possíveis acidentes.
Veja as imagens registradas dos animais:
A equipe de reportagem foi até o local para acompanhar o caso e tentar identificar o responsável pelos animais. As autoridades competentes também foram informadas e devem tomar providências para garantir a segurança da população e o bem-estar dos animais.
Nota da Secretaria de Agronegócio
A Secretaria de Agronegócio (SMAGRO) informou que uma equipe esteve no local, mas não encontrou os animais soltos nas ruas. Em nota, o órgão destacou que “realiza de forma rotineira o recolhimento de animais de grande porte (como equinos, bovinos e muares) que são localizados soltos nas ruas, praças, estradas e demais áreas urbanas da cidade, visando garantir a segurança pública e prevenir acidentes de trânsito”.
A SMAGRO orientou que solicitações de recolhimento podem ser feitas pelos telefones/WhatsApp (34) 3239-2629 ou 3239-2773, e todos os animais apreendidos recebem alimentação, abrigo e atendimento veterinário especializado no Curral Municipal até serem identificados e reivindicados pelos proprietários. O atendimento ocorre em horário comercial nos dias úteis.
De acordo com o Artigo 125 do Código de Posturas de Uberlândia (Lei nº 10.741/2011, atualizada pela Lei nº 14.049/2023), os responsáveis têm até sete dias corridos para solicitar a devolução do animal, apresentando documentos comprobatórios da propriedade e realizando o pagamento das taxas, multas ou indenizações previstas.