Filhote de veado e pássaro são encontrados em cativeiro na zona rural de Patos

Ação da Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou um veado-catingueiro e um trinca-ferro, que estavam presos ilegalmente em propriedade rural às margens da BR-365

, em Uberlândia

-

Dois animais são encontrados em cativeiro em Patos de Minas e resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente, ato que configura crime ambiental. Em resposta a uma denúncia anônima, a Polícia resgatou um filhote de veado e um trinca-ferro que eram mantidos ilegalmente em cativeiro numa fazenda na zona rural de Patos de Minas. A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira (6), na comunidade de Leal, próxima à BR-365. Um dos moradores tentou fugir ao notar a chegada da viatura.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

animais são encontrados em cativeiro e resgatados
Animais são encontrados em cativeiro e resgatados pela Polícia de Meio Ambiente de Patos de Minas – Crédito: PM MAmb/Divulgação

A patrulha foi acionada por volta das 15h e, ao chegar à propriedade, os policiais flagraram um homem tentando escapar pelos fundos do terreno. Após abordagem e averiguação no local, foram localizados os dois animais silvestres mantidos sem autorização legal, um filhote de veado e um trinca-ferro, ave típica da fauna brasileira.

Animais são encontrados em cativeiro

Ambos os animais estavam em situação irregular, sem qualquer autorização dos órgãos ambientais competentes. A prática de manter espécies silvestres em cativeiro sem licença configura crime ambiental, conforme prevê a Lei nº 9.605/98.

Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, “a pena desse crime é de detenção de seis meses a um ano, o que autoriza que o autor assine o TCO, que é o Termo Circunstanciado de Ocorrência. Como a pena não ultrapassa dois anos, é feita a prisão em flagrante. Como houve assinatura do TCO (prevista nessa situação), o autor não é conduzido, mas se compromete a comparecer em audiência com o juiz. Logo, haverá intimação do autor pelo próprio Poder Judiciário”.

×

Leia Mais

Os animais foram resgatados e serão encaminhados para reabilitação junto a instituições autorizadas. O responsável foi identificado e deverá responder pelo crime.

A Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) reforça que a população tem papel fundamental na preservação da fauna. A orientação é para que, ao se deparar com animais silvestres em risco ou fora de seu habitat, a pessoa entre em contato com a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros, para garantir o encaminhamento correto dos animais.