Filhote de veado-catingueiro é resgatado ferido em lavoura em Monte Alegre de Minas

Animal estava sendo atacado por carcarás em Monte Alegre de Minas; espécie está ameaçada de extinção

, em Uberlândia

-

Um filhote de veado-catingueiro foi resgatado ferido na zona rural de Monte Alegre de Minas nesta quinta-feira (19). Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, o animal estava debilitado e sozinho, próximo a uma lavoura de soja, quando foi encontrado por um morador da região.

Conforme as informações dos militares, no momento do resgate, o filhote estava sendo atacado por gaviões carcarás e apresentava ferimentos na testa. O homem que encontrou o animal acionou os militares ambientais, que recolheram imediatamente o animal.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Veado-catingueiro nos braços de policial
Veado-catingueiro é resgatado em zona rural – Crédito: PPMAmb
/ Divulgação

O veado-catingueiro, macho e ainda filhote, foi encaminhado para o setor de animais silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde recebe atendimento veterinário especializado e os devidos cuidados para sua recuperação.

A destinação final do animal dependerá da avaliação dos biólogos e veterinários, podendo ser a reabilitação e devolução à natureza ou outra medida adequada.

×

Leia Mais

A Polícia Militar Ambiental informou que o veado-catingueiro está incluído na lista internacional de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, a espécie tem papel fundamental na manutenção dos ecossistemas do Cerrado.

O órgão também alerta que a caça, captura ou manutenção ilegal de animais silvestres é crime ambiental, previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/98. A penalidade inclui multa de até R$ 26.548,00 por animal abatido, além de processo judicial e possibilidade de prisão.