Emu Australiano chama atenção em criação de aves ornamentais no Triângulo Mineiro
Fazenda em Monte Alegre de Minas abriga mais de 250 aves exóticas, incluindo o segundo maior pássaro do mundo
O Emu Australiano é o grande destaque de uma propriedade na zona rural de Monte Alegre de Minas, que se tornou um ‘lar’ para aves ornamentais de diferentes partes do mundo. Entre os animais criados, o Emu Australiano (Dromaius novaehollandiae), a segunda maior ave do mundo, não voa e tem comportamento interativo.

O criador Diego, dono da chácara Recanto Encantado, conta que sua paixão por animais vem da infância, quando seus pais tinham fazenda: “Sempre tive contato com animais e sonhava em ter um sítio para reunir as aves que gosto. Hoje, são mais de 250 aves, além de mamíferos como a ovelha”, explica.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
As espécies criadas na propriedade seguem regulamentação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): “Alguns animais precisam de autorização, outros só de nota fiscal. Isso é essencial para evitar o tráfico ilegal de espécies”, ressalta Diego.

Entre os destaques, o Emu Australiano se diferencia pelo porte e comportamento: “O Emu Australiano é uma ave gigante e domesticável, interage bem e aceita contato. O macho pesa em média entre 50 e 60 quilos, enquanto a fêmea tem cerca de 50 quilos”, afirma o criador.

Outra espécie presente na chácara é a galinha sedosa, originária do Japão.
Com penas menos impermeabilizadas do que as galinhas comuns, precisa ser mantida em recintos fechados para garantir seu bem-estar.