Conheça o ‘Koda’, tamanduá-mirim resgatado em Uberlândia

Filhote foi encontrado ao lado da mãe, que não resistiu. Agora, está sob cuidados de especialistas para ser reintroduzido à natureza

, em Uberlândia

-

Um filhote de tamanduá-mirim foi resgatado na noite de segunda-feira (25) em uma fazenda na região de Uberlândia e encaminhado ao setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os profissionais do hospital veterinário deram ao filhote o nome de ‘Koda’, uma referência ao personagem do filme “Irmão Urso” – Crédito: Thaís Silva/Setor de Animais Silvestres (HV-UFU)

O animal foi encontrado durante um carregamento de madeira ao lado da mãe, que infelizmente não resistiu aos ferimentos causados pelo processo de transporte.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A equipe da empresa de celulose acionou os veterinários, que acolheram o filhote por volta das 21h.

Em entrevista à TV Paranaíba, o coordenador do setor de Animais Silvestres, Márcio Bandarra, comentou que o tamanduá está saudável e sem ferimentos.

“O animal foi encontrado numa fazenda durante um carregamento de madeira e, infelizmente, perdeu a mãe nessa situação. Ele está sob os cuidados da nossa equipe, enfrentando os desafios que virão pela frente”, afirmou.

Cuidados

O filhote pesa 787 gramas, está bem hidratado e com todos os parâmetros normais. Agora, o principal desafio da equipe veterinária é fazer a alimentação correta e prepará-lo para voltar à natureza.

“Precisamos ensiná-lo a se alimentar com a seringa, e depois fazer a transição para os desafios da vida selvagem. Com a mãe, ele ficaria por aproximadamente um ano. Agora, depende dos nossos cuidados para crescer saudável e ganhar peso suficiente para ser reintroduzido ao habitat natural”, explicou Bandarra. Ainda não se sabe quando ele será reintegrado ao habitat.

Koda

Os profissionais do hospital veterinário deram ao filhote o nome de ‘Koda’, uma referência ao personagem do filme “Irmão Urso”. No longa, Koda também é um filhote órfão que encontra apoio e aprendizado com um novo companheiro, simbolizando a jornada de superação e adaptação do pequeno tamanduá.

Conheça o 'Koda', tamanduá-mirim resgatado em Uberlândia
Crédito: Reprodução/TV Paranaíba

De acordo com Bandarra, a perda de habitat natural é uma das principais ameaças às populações de tamanduás-mirins, forçando-os a buscar abrigo em locais inadequados, como pilhas de madeira.

×

Leia Mais