Cobra de 2 metros é capturada em obra no condomínio Quinta dos Lagos, em Araxá

A espécie conhecida por seu comportamento agressivo quando se sente ameaçada, estava em área de construção e foi devolvido à natureza pelo Corpo de Bombeiros

, em Uberlândia

-

Na tarde desta quinta-feira (10), uma cobra de aproximadamente dois metros de comprimento mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar em Araxá. O animal foi encontrado por volta das 17h em um canteiro de obras localizado na Rua Levi Fernandes Júnior, no condomínio Quinta dos Lagos.

Bombeiros capturam cobra de 2 metros em área urbana de Araxá
Militares dos Bombeiros capturam cobra caninana de dois metros em área urbana de Araxá – Crédito: CBMMG/Divulgação

Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição de salvamento da 2ª Companhia foi acionada para atender à ocorrência com a viatura Auto Bomba Tanque Salvamento. No local, os militares identificaram a presença de uma cobra caninana, espécie não peçonhenta, mas conhecida por seu comportamento agressivo quando se sente ameaçada.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com o uso de equipamentos apropriados, os bombeiros realizaram a contenção segura do animal. Após a captura, a cobra foi solta em uma área de vegetação, distante do perímetro urbano.

O número de resgates de animais silvestres em Uberlândia quase dobrou em 2025, com 267 ocorrências registradas até 10 de junho, um aumento de cerca de 90% em relação ao mesmo período de 2024.

Espécie veloz e intimidadora

A caninana (spilotes pullatus) é uma serpente comum em diversas regiões do Brasil, podendo atingir até 2,5 metros de comprimento.

Apesar de não possuir veneno, seu comportamento ágil e sua postura de ataque, com o corpo erguido e movimentos rápidos, costumam assustar quem a encontra. Ela tem papel importante no controle de roedores e outras pragas, sendo essencial para o equilíbrio ecológico.

×

Leia Mais

O que fazer ao encontrar uma serpente

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao avistar uma serpente, mesmo que pareça inofensiva, a população não deve capturar ou matar o animal.

A recomendação é manter distância, evitar movimentos bruscos e acionar imediatamente os bombeiros pelo telefone 193. Isso garante a segurança de todos e preserva a vida do animal, que será encaminhado de forma segura ao seu habitat natural.