Cavalo morre queimado em incêndio criminoso na antiga Epamig, em Araxá

Animal foi encontrado ferido, mas não resistiu às queimaduras; Polícia Civil vai analisar as câmeras de segurança para ajudar na identificação do autor do crime

, em Uberlândia

Cavalo morre queimado em incêndio em Araxá após ser atingido por um incêndio de grandes proporções na área da antiga Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), nesta quarta-feira (17), sob a responsabilidade da Prefeitura. O animal foi encontrado ainda com vida pela equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária, mas não resistiu às queimaduras e morreu. O fogo se espalhou rapidamente, atingindo vegetação, propriedades rurais e animais que estavam nas proximidades.

De acordo com a Prefeitura de Araxá, o fogo teve origem criminosa, e que as imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para auxiliar na identificação do autor do incêndio.

Área de mato com queimada e um pouco de chamas baixas // Cavalo morre queimado após incêndio em área da antiga Epemig, em Araxá - Crédito: Canva
Cavalo morre queimado após incêndio em área da antiga Epemig, em Araxá – Crédito: redes Sociais/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“Após o ocorrido, o animal foi enterrado e um boletim de ocorrência foi registrado. Imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas para auxiliar na identificação do autor do crime. As investigações estão sendo conduzidas em parceria com as forças de segurança locais. As autoridades pedem que qualquer informação que possa contribuir com a apuração seja repassada de forma sigilosa à polícia”, disse a prefeitura em nota.

×

Leia Mais

SAIBA MAIS: Queimadas em Uberlândia: Hospital Veterinário da UFU reforça estoque para atender animais

Em paralelo, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para investigar o caso e deslocou equipe de peritos ao local. A corporação reforçou que, a princípio, não é possível afirmar se o incêndio foi criminoso, podendo ter ocorrido de forma acidental devido às condições climáticas, e que todas as linhas de investigação estão sendo analisadas.

Incêndio na Vila Silvéria

Um outro incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na noite de domingo (14), levando preocupação entre moradores da região da Vila Silvéria. As chamas começaram por volta das 21h e se espalharam rapidamente, atingindo cerca de 2,8 hectares de vegetação e ameaçando áreas próximas ao Ministério Público, à Expominas e a residências no entorno.

A combinação de calor intenso, baixa umidade do ar e vegetação seca favorece a propagação rápida do fogo, colocando em perigo tanto a fauna quanto a flora local, além de propriedades e animais domésticos. Incêndios dessa natureza exigem atenção redobrada das autoridades e da população para prevenção e combate imediato.

Bombeiros combatem incêndio em Araxá que destruiu 2,8 hectares de vegetação – Crédito: CBMG/Reprodução
Bombeiros combatem incêndio em Araxá que destruiu 2,8 hectares de vegetação – Crédito: CBMG/Reprodução