Cães e aves são encontrados mortos em área rural de Uberlândia e polícia abre investigação

Polícia Civil investiga suspeita de envenenamento, mas aguarda laudos do IML Animal da UFU para esclarecer o caso; outros cães, aves e cavalos foram resgatados com sinais de maus-tratos

, em Uberlândia

-

A morte de animais em Uberlândia levantou suspeitas de um possível crime ambiental motivado por retaliação. Três cães e duas siriemas foram encontrados mortos em uma área de chácaras às margens da BR-365, onde, segundo relatos, os animais circulavam livremente e teriam atacado as galinhas da região. O caso mobilizou autoridades ambientais e está sob investigação da Polícia Civil.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Animais são encontrados mortos em Uberlândia, supostamente por envenenamento
Animais mortos em área rural de Uberlândia – Crédito: Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb) e Núcleo de Proteção e Bem-Estar Animal/Divulgação

A informação mobilizou a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb) e o Núcleo de Proteção e Bem-Estar Animal da prefeitura municipal. Em uma área de chácaras no setor Alto da Serra, às margens da BR-365, três cães e duas aves silvestres da espécie siriema foram encontrados mortos, supostamente envenenados. A suspeita é de que os animais estivessem em situação de rua, circulando livremente e, em algumas ocasiões, invadindo propriedades vizinhas onde teriam atacado galinhas, o que pode ter motivado a ação criminosa.

No mesmo local, um cão adulto e 13 filhotes foram resgatados com vida. Entre eles, fêmeas que já foram encaminhadas para castração. Além deles, outras aves e cavalos também foram resgatados, mas com sinais de maus-tratos.

“Após denúncias, o Núcleo de Proteção e Bem-Estar Animal realizou ação em uma chácara na BR-365 onde foi constatado indícios de envenenamento e maus tratos de animais – cães, cavalos, gansos, siriemas  e galinhas. No local, foram resgatados um animal adulto e 13 filhotes, que foram levados aos cuidados no Hospital Veterinário da UFU. A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público foram acionados para dar continuidade às apurações e providências diante do suposto crime ambiental”, informa a nota da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

A ocorrência, registrada inicialmente em 28 de maio, teve desdobramentos no último dia 11 de junho, quando os animais foram encontrados e recolhidos.

×

Leia Mais

Agora, a Polícia Civil assume as investigações para apurar a autoria e as circunstâncias do possível crime ambiental. Amostras dos animais mortos foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) Animal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De acordo com Márcio Bandarra, coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa de Animais Silvestres (Lapas), os  laudos com os resultados da necropsia deverá sair nos próximos dias.

Se confirmada a hipótese de envenenamento intencional, o caso pode ser enquadrado como crime de maus-tratos e crueldade contra animais, com pena prevista pela Lei de Crimes Ambientais.