Cadela abandonada que correu atrás de ex-tutora volta à Fundema após adoção frustada em SC; veja vídeo

Animal precisa de cuidados especiais após exames apontarem problemas no fígado e infecção dentária; antiga tutora é investigada

, em Uberlândia

-

A cadela Julie, comoveu internautas e moradores de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, ao correr atrás da ex-tutora após ser abandonada em via pública, voltou à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). O retorno aconteceu após a família que inicialmente a resgatou sinalizar que não poderia arcar com os custos do tratamento veterinário necessário para garantir a saúde da cachorrinha.

Julie foi deixada na rua na última sexta-feira (11), no bairro São Cristóvão, após ser transportada no bagageiro de uma moto, sob o banco, em condições precárias. O momento do abandono foi flagrado por uma câmera de segurança e gerou indignação nas redes sociais. A ex-tutora do animal foi identificada e responde a um processo administrativo da prefeitura, além de ser investigada em inquérito da Polícia Civil de Santa Catarina.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Após o resgate, a Fundema levou a cadela abandonada para uma clínica veterinária, onde exames iniciais apontaram alterações hepáticas e infecção dentária grave. Segundo a médica veterinária responsável, a cadelinha precisará de acompanhamento clínico constante, exames de imagem, como ultrassom, e procedimento de extração dentária. Os cuidados demandam recursos que a família resgatadora, com pesar, informou não poder oferecer.

×

Leia Mais

A Fundema deu continuidade ao processo de adoção da cadela abandonada e acionou a segunda pessoa da lista de interessados. A nova tutora aceitou a responsabilidade e firmou um termo de depositário fiel, assumindo a guarda temporária de Julie por 24 horas — prazo necessário para avaliar a adaptação entre o animal e a nova família. Se houver compatibilidade, a adoção será oficializada.

Enquanto aguarda a conclusão do processo de adoção definitiva, a cadela abandonada recebe os cuidados necessários, como banhos e exames clínicos, com o apoio da Fundema e de voluntários sensibilizados com sua história.