Bombeiros capturam duas serpentes cascavel na zona urbana de Araxá

Animais foram soltos em áreas adequadas longe do perímetro urbano. Corporação reforça algumas medidas de prevenção e segurança

, em Uberlândia

-

Duas serpentes da espécie cascavel foram capturadas na zona urbana de Araxá pelo Corpo de Bombeiros na quinta-feira (8), em pontos diferentes da cidade. Após o recolhimento, os animais foram soltos em áreas adequadas, longe do perímetro urbano. A corporação reforça algumas recomendações de segurança.

serpentes cascavel em zona urbana
Animais resgatados foram soltos pelos militares em área da natureza – crédito: divulgação Corpo de Bombeiros

Na primeira ocorrência, uma serpente de aproximadamente 80 centímetros foi encontrada embaixo do balcão de uma tenda de comércio de alimentos, no bairro Ana Antônia. Os militares realizaram a captura com segurança e transportaram o animal para o seu habitat natural, onde foi solto.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No mesmo dia, mais tarde, os militares também foram acionados para fazer a captura de outra serpente, com 110 centímetros, que estava no jardim de uma residência no bairro Veredas do Belvedere. Também neste recolhimento, os bombeiros utilizaram equipamentos de segurança próprios para a captura e transportaram o animal para uma área de soltura adequada.

As ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros da 2ª Companhia de Araxá. Os militares ressaltaram que nas duas ocorrências não houve vítimas e reforçaram algumas recomendações de segurança:

Mantenha a limpeza do ambiente: lotes, quintais e áreas externas devem ser mantidos limpos e organizados, livres de entulhos, lixo acumulado, madeiras empilhadas e mato alto. Esses locais servem de abrigo e atraem roedores e outros pequenos animais, que são as presas naturais das serpentes.

Crie barreiras físicas: instale telas de proteção em ralos, esgotos, portas e janelas, especialmente se a sua residência estiver próxima a áreas de vegetação densa, matas ou pastagens. Essas telas ajudam a impedir a entrada desses animais.

Gerencie o lixo orgânico: evite o acúmulo e a exposição de lixo orgânico. Restos de alimentos atraem insetos e pequenos animais, que podem servir de alimento para as serpentes. Descarte o lixo em recipientes fechados e apropriados.

Atenção ao circular em áreas externas: ao caminhar em jardins, quintais, áreas de vegetação ou locais com pouca visibilidade (principalmente à noite), utilize sempre calçados fechados e resistentes (como botas ou sapatos mais grossos). Redobre a atenção a onde pisa ou coloca as mãos.

Em caso de avistamento: se identificar a presença de uma serpente em sua propriedade ou em um local que represente risco, mantenha distância segura e evite qualquer tipo de interação com o animal. Não tente capturá-lo, afugentá-lo ou matá-lo.

×

Leia Mais

Em caso de emergência, procure orientação e acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.