Agricultor é atacado por onça-parda e salvo por cão no Litoral Norte do RS
Vítima, conhecida como "Seu Darci", sofreu ferimentos e foi encaminhada a uma unidade de saúde da região, onde segue em estado estável
-

De acordo com os primeiros relatos, o incidente teve início quando os cães da propriedade começaram a latir com insistência próximo a uma área de mata. Ao verificar a situação, o agricultor foi atacado pela onça-parda, que teria avançado após se sentir encurralada. O ataque só foi interrompido pela reação de um dos cães, que confrontou o animal e conseguiu afugentá-lo. A vítima relatou que o felino não aparentava ser de grande porte, possivelmente um jovem da espécie e relatou ainda que o cão está bem. O susto e os ferimentos exigiram atendimento médico imediato.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Alertas à população e investigação
O Comando Ambiental da Brigada Militar informou que o caso é considerado atípico para a região, uma vez que encontros com onças-pardas são raros e, geralmente, evitam o contato com humanos. Diante da gravidade do episódio, o CABM acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS). Os órgãos ambientais irão realizar o monitoramento da área, avaliar riscos para moradores da região e determinar medidas legais para a proteção tanto da população quanto da fauna local.
A Prefeitura de Maquiné confirmou que uma equipe técnica visitará o local nos próximos dias para avaliar as circunstâncias do ataque. O governo estadual também será acionado e a orientação geral do Comando Ambiental é para que a população evite qualquer aproximação com animais silvestres de grande porte e, em caso de avistamento, acione imediatamente o 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo.
Leia Mais
Onça-parda: comportamento e riscos
Seu Darci, que tem histórico como ex-guarda-parque e conhecimento sobre a fauna da Mata Atlântica, demonstrou surpresa com a agressividade do animal. Especialistas explicam que o puma — também conhecido como onça-parda ou leão-baio —, embora seja um dos maiores felinos das Américas, costuma evitar conflitos com humanos, atacando apenas quando se sente ameaçado.
A puma, também tem sido avistada com frequência a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A presença do felino nessas áreas tem sido observada principalmente em áreas de mata e proximidades de grandes propriedades rurais. O animal têm grande habilidade para se adaptar a diferentes ambientes, o que pode fazer com que se aproximem de áreas urbanas ou rurais em busca de alimento ou abrigo.
Ataque Fatal no Pantanal
Recentemente, um ataque fatal comoveu a internet. Jorge Avalo, caseiro de uma fazenda em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, foi encontrado sem vida às margens do rio Miranda. A vítima foi atacada por uma onça-pintada, o que gerou grande comoção nas redes sociais. O incidente reforça a preocupação com a convivência entre seres humanos e onças em áreas rurais e de preservação ambiental.