Minas Gerais lança plano para fortalecer setor florestal e impulsionar a silvicultura

Documento orienta investimentos, incentiva políticas públicas e impulsiona a economia rural no estado

, em Uberlândia

Minas Gerais agora conta com o “Plano Estadual Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas”, um documento elaborado para promover a silvicultura no estado e otimizar as práticas do setor florestal.

Documento orienta investimentos, incentiva políticas públicas e impulsiona a economia rural no estado – Crédito: Divulgação/ Seapa

Coordenado pela Superintendência de Fomento Florestal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o plano busca proporcionar uma visão estratégica da cadeia da silvicultura, permitindo uma melhor orientação dos investimentos e do planejamento, com foco na sustentabilidade e no fortalecimento da economia local.

O documento abrange uma série de temas, incluindo a legislação das florestas plantadas, o panorama do setor florestal no Brasil e em Minas Gerais, a implementação do Selo Verde, o Cadastro Ambiental Rural e as cadeias de negócios da base florestal, além de um diagnóstico sobre os pontos fortes e fracos da cadeia produtiva.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A expectativa é que o plano gere novas oportunidades de emprego e renda nas comunidades rurais, ao mesmo tempo em que incentiva o empreendedorismo e promove políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.

Uma das principais metas do plano é oferecer maior clareza aos pequenos e médios produtores em relação a linhas de financiamento, ao acesso a treinamentos e ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

O documento também propõe medidas de apoio para agroindústrias que utilizam produtos oriundos de florestas plantadas, além de recursos sobre técnicas de plantio, manejo e comercialização de produtos florestais. Com isso, o plano busca criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do setor e aumentar a competitividade da silvicultura no estado.

×

Leia Mais

O processo de elaboração do plano contou com a colaboração de diversas entidades e órgãos estaduais, como a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (InvestMinas) e várias secretarias de estado, como a de Desenvolvimento Econômico (SEDE), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Com o apoio dessas instituições, o plano passa agora para a fase de implementação, execução e avaliação, que será coordenada pela Superintendência de Fomento Florestal, com o auxílio da Câmara Setorial de Silvicultura – Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa).