Minas Gerais em destaque entre as 100 cidades mais ricas do agronegócio; veja quais da nossa região entraram na lista

Estado tem 12 municípios no ranking da produção agrícola; Uberlândia aparece na 99ª colocação, Uberaba (37º), Patrocínio (45º)

, em Uberlândia

-

A nova edição do levantamento da Produção Agrícola Municipal (PAM) 2023, divulgado pelo IBGE, revelou as 100 cidades mais ricas do agronegócio brasileiro. Minas Gerais aparece em terceiro lugar entre os estados com maior número de municípios na lista, com 12 representantes, sendo que vários deles estão localizados no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Embora o valor total da produção agrícola no Brasil tenha recuado 2,3% em 2023, somando R$ 814,5 bilhões, a safra de grãos bateu recorde, com 316,4 milhões de toneladas, um crescimento de 19,6% frente ao ano anterior. Mesmo com a queda no valor financeiro, o desempenho em volume confirma a pujança do setor, que segue como um dos pilares da economia nacional.

container de exportação
Minas se destaca entre os maiores exportadores do país com cidades entre as mais ricas do agronegócio – Crédito: Eugenio Savio/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Entre os destaques da região está Uberlândia, que ocupa a 99ª colocação no ranking com R$ 1,24 bilhão em valor de produção. A cidade se destaca na produção de milho e soja, além de possuir um dos maiores polos de processamento agroindustrial do estado.

Outras cidades da região também aparecem com força, como Uberaba (37º), grande produtora de cana-de-açúcar e leite, e Patrocínio (45º), referência nacional na produção de café arábica. Já Unaí e Paracatu, localizadas no noroeste mineiro, também marcam presença, reforçando o protagonismo do estado na agricultura.

Minas Gerais ficou atrás apenas de Mato Grosso (36 cidades) e Mato Grosso do Sul (14) em número de municípios no ranking, mas apresentou diversidade de culturas e distribuição geográfica estratégica, com polos importantes espalhados por diferentes microrregiões.

×

Leia Mais

Veja as cidades mais ricas do agronegócio mineiro:

tabela com as cidades mais ricas do agronegócio
Crédito: Reprodução / Redes sociais

Mais! Uberlândia: polo estratégico que revoluciona o agronegócio com sustentabilidade e tecnologia

Agro forte, economia sólida

Os dados do IBGE mostram que o agronegócio segue como força motriz da economia mineira, especialmente em regiões como o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste. Além do cultivo de grãos e da produção de café, setores como a pecuária leiteira e o processamento agroindustrial têm impulsionado a geração de emprego, renda e exportações em vários desses municípios.

Mesmo sem liderar em número absoluto de cidades, Minas Gerais se destaca pela qualidade, diversidade e resiliência da sua produção, consolidando-se como um dos estados mais estratégicos para o futuro do agronegócio no Brasil.