Feira do Cerrado 2025 apresenta inovação e resiliência no coração do agronegócio mineiro

Evento realizado em Monte Carmelo reúne cafeicultores e produtores que buscam soluções para os desafios climáticos e impulsionar a produção sustentável

, em Monte Carmelo

-

Com o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”, a 10ª edição da Feira do Cerrado, realizada em Monte Carmelo, atrai mais de 4 mil visitantes ávidos por novidades e tecnologias que otimizem a produtividade de suas lavouras, nos dias 5 e 6 de fevereiro. 

O evento, promovido pela Cooxupé, se consolida como palco de inovações e debates cruciais para o futuro do agronegócio mineiro. Outro destaque é sua grandiosidade, com área total de 50 mil metros quadrados, 65 marcas expositoras e mais de 12 mil produtos em exibição.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo,  evidencia a importância do tema central da feira: “É um tema oportuno, um tema que fala de mudança climática, resiliência do produtor, porque nós que estamos no campo sentimos essa necessidade do produtor. E ele responde com suor, com a família”.

Novidades e soluções inovadoras

A Feira do Cerrado 2025 oferece diversas novidades e soluções inovadoras:

  • Espaço Novas Culturas: estandes e áreas demonstrativas com foco no segmento de cereais, como milho e soja, segmento em que a Cooxupé anunciou recentemente sua entrada em sociedade com a empresa Agrobom.
  • Drones de Pulverização Agrícola: demonstração do funcionamento e dos benefícios dessa tecnologia para as lavouras.
  • Usina Compacta para Produção de Biochar: lançamento de uma solução que promove o sequestro de carbono e reduz a emissão de gases de efeito estufa.
  • Guindastes com Extensões Hidráulicas e Manuais: apresentação de equipamentos com capacidade de carga de até 30 toneladas, voltados para a movimentação de cargas no setor agrícola.
  • Pontas de Pulverização em Cerâmica: soluções inovadoras para a indústria e o setor agrícola, oferecidas por uma fabricante especializada em peças técnicas em cerâmica.
Crédito: Bruno Marques

Espaços Cooxupé traz um universo de serviços e produtos

Além das novidades, a Feira do Cerrado conta com espaços exclusivos da Cooxupé, que apresentam a diversidade de serviços e produtos oferecidos pela cooperativa aos seus cooperados:

  • SMC Specialty Coffees: estande com foco em cafés especiais.
  • Cooxupé Corretora de Seguros: soluções em seguros para o agronegócio.
  • Vect.Ag: linha de crédito rural para financiamento da produção.
  • Protocolo Gerações: informações sobre ações sustentáveis e boas práticas agrícolas.
  • Torrefação e Master Expresso: espaço dedicado aos amantes do café, com degustação e venda de produtos.
  • Espaços Beleza e Kids: áreas de lazer e entretenimento para toda a família.

Condições especiais para negociação

Crédito: Bruno Marques

A Feira do Cerrado oferece aos produtores a oportunidade de realizar negócios com o suporte do Centro de Negócios da Cooxupé. Além das tradicionais linhas de crédito com a presença de instituições financeiras, os cooperados podem adquirir produtos e insumos por meio da “Operação Barter”, que permite o pagamento com café.