Amizade é remédio para saúde!

Ter amigos é ter corpo, alma e mentes protegidos do caos e de doenças

20/07/2024 ÀS 11H00

- Atualizado Há 2 meses atrás

Um amigo por perto é sinal de saúde. Ele ou ela ajuda a enfrentar algumas batalhas difíceis. A vencer problemas sérios como a depressão, a obesidade e é uma força e tanto na hora de abandonar algum vício, como o cigarro. Até o estresse (vilão e chato!) pode virar a esquina e sumir se temos alguém especial por perto para nos dar uma mão ou as duas.

Um amigo de verdade nos deixa mais alegres! Quando ele está contente as nossas chances de rir à toa aumentam significativamente.

Amizade também protege o coração. A pressão fica mais controlada assim como as batidas desse músculo da vida. Tudo isso é resultado de mais um estudo incansável sobre esse sentimento tão nobre.

Um amigo de verdade faz bem demais da conta. Chega, aconchega e planta em nós o amor. Sem cobranças ele encanta, ensina, ouve e afasta a solidão.

Pode ser mais de um. Basta estar atento e escolher bem e cultivar. Encontrar uma alternativa para desfrutar da companhia dele. Um café no fim de semana. Um cinema na quarta-feira. Um almoço na sexta. Uma caminhada no domingo. Significa aumentar a cumplicidade.

Amigo é conjugar o verbo compartilhar. Momentos tristes, felizes, de desespero, de conquistas.

Amigos podem ser poucos e com uma intensidade que nem a distância diminui o laço.

Julho tem um dia para gente se lembrar deles. No meu caderno tenho uma coleção.

Celebrando a amizade na Serra da Canastra
Celebrando a amizade na Serra da Canastra – Foto: Leo de Agostini

Nesse momento comungo com eles, dois queridos amigos, compadres, estar perto de uma natureza que inspira e que comove. Regina e Bento nos puxaram pelas mãos e nos levaram para o alto da serra, para olhar para o nada que traz lua, estrelas e um paredão de proteção.

A sensação de um amigo por perto e exatamente essa, a de nada abalar nossa essência. Sim, porque amizade acolhe das nossas belezas aos nossos defeitos. E lapidar o que de melhor nos habita e como melhorar o que ainda esta bruto em nós.

E com quem podemos chorar , gargalhar e silenciar sem julgamentos.

Amizade e criar uma memoria afetiva para despertar um dos sentimentos que mais nos trazem o ser humano de verdade – a saudade. Foi assim com Martha, uma grande amiga minha. Ela me ensinou muito. A generosidade, o afeto sem interesse, o respeito e a jogar conversa fora com um bom café e uma fatia de requeijão. Já não tenho mais a presença física  dela. Deixou uma ausência sem igual. Mas a certeza de que vale a pena se entregar a quem realmente sabe o valor de uma amizade.

×

Leia Mais

Veja também

Rogério Silva

3 dias atrás

Matheus Nogueira

1 semana atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!