As roupas cerimoniais dos atletas nas Olimpíadas de 2024 são um aspecto importante da identidade cultural e nacional de cada país. Durante a cerimônia de abertura, os atletas desfilam com trajes especialmente desenhados para representar a sua nação, combinando tradição e modernidade. É de costume que as roupas carreguem as cores da bandeira e tragam a essência de cada país, mas muitos brasileiros não se sentiram representados na escolha do país do carnaval.
O traje inclui uma saia rodada ou calça branca, jaqueta jeans decorada com bordados detalhados de onças, tucanos e araras, ícones da fauna brasileira. A roupa ainda possui uma t-shirt verde ou amarela com listras brancas. Nos pés, os atletas vão usar chinelos de dedo. O que seria uma representação da nossa cultura, se transformou em uma estética extremamente minimalista e sem conceito. Enquanto países de todo mundo escolheram estilistas renomados para o desenvolvimento das peças, o Brasil optou por uma grande empresa varejista.
No TikTok, a conceituada influenciadora de moda, Suzana Maria, não poupou críticas para falar sobre o look dos atletas brasileiros nas Olimpíadas e desaprovou o que ela chamou de “versão diluída, comercial e estereotipada do que é ser brasileiro”. Veja o vídeo;
@shoshmaria Sobre os uniformes que o brasil vai usar na abertura das olimpíadas
Suzana não foi a única a botar a boca no trombone e criticar as peças do Brasil. A hashtag “uniforme olímpico Brasil” ganhou notoriedade na plataforma e gerou vários vídeos criticando o design criado pela empresa varejista. O que parece ser consenso entre os internautas é que o traje cerimonial do Brasil para as Olimpíadas de 2024 deveria ser, na verdade, uma representação vibrante da rica fauna e flora do país, destacando a biodiversidade brasileira… mas não foi bem esse o resultado.
Leia Mais
Sob ‘tietagem’ da torcida, seleção feminina de vôlei chega a Paris para Jogos Olímpicos 2024
Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024: os esportes fora do radar que podem surpreender
Quem pega quem? Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2024
Nas redes sociais, os brasileiros comentaram o look dos atletas com humor ácido. “Não é festa de “churrasco” na casa de amigo não”, desabafou uma internauta.
E não foi só o TikTok que rendeu boas resenhas não, no twitter o assunto esquentou e gerou milhares de comentários. Veja alguns:
rpz, e o traje do Brasil p olimpíadas… Fim do mundo! Nunca tive tanta vergonha de ser br igual tive dps de ter visto
— Thaísy (@goddesst__xx) July 18, 2024
O traje cerimonial do brasil conseguiu msm ser o mais barango das olimpiadas que vergonha
— virginialauar (@virginialauar1) July 15, 2024
o traje das olimpíadas do Brasil parecendo roupa de ir pro culto domingo
— jamile (@Pegafogocabar4) July 12, 2024
Teve até gente que resolveu apelar para a Inteligência Artificial (IA) que, modéstia parte, entregou um resultado superior.
Pedi pro chat GPT gerar imagens de como poderia ser o uniforme do Brasil para a abertura das olimpíadas de Paris e simplesmente não entra na minha cabeça QUEM ACHOU QUE SAIÃO, JAQUETA JEANS E HAVAIANAS seria o look perfeito para a ocasião 🤡🤡 pic.twitter.com/JHQVaAFIx0
— Peter Pan (@Mateus_Peixotto) July 12, 2024
Veja os trajes que estão arrancando suspiros nas olimpíadas 2024
Enquanto o Brasil é duramente criticado, outros países estão sendo ovacionados pela entrega apoteótica de seus looks. Um dos uniformes mais elogiados dos Jogos Olímpicos na internet é o da Mongólia.
A roupa inclui coletes bordados, saias plissadas e acessórios inspirados em trajes tradicionais do país. Eles exibem ilustrações com as cores nacionais azul, vermelho e branco, além de várias imagens, incluindo o símbolo da bandeira, chamado “Soyombo”. Além disso, há figuras que remetem a Paris e à Olimpíada. As atletas femininas usam brincos e bolsas, enquanto os homens vestem chapéus de arco e flecha, cintos e botas tradicionais da Mongólia.
A delegação do Haiti fez uma parceria com a designer haitiana-italiana Stella Jean para os uniformes das Olimpíadas de 2024. Uma escolha extremamente assertiva e que representa o país com muito estilo e autenticidade.
Para as mulheres, o uniforme inclui uma saia com a arte de Dodard, uma camisa e um blazer sem mangas feito de tecido reciclado, adornado com o emblema olímpico haitiano. Os homens usarão calças com a obra do mesmo artista, uma jaqueta, uma camisa listrada e um cachecol estampado.
Apesar dos trajes não terem caído no gosto dos brasileiros, o que importa nos jogos é o esporte. O que nos resta é aguardar para que o país se destaque e volte das Olimpíadas com o acessório mais importante: a medalha de ouro.